Existem tratamentos alternativos para infertilidade?

Publicado em: 9 de novembro de 2016

Existem tratamentos alternativos para infertilidade?

Existem muitos mitos em relação a soluções para a infertilidade, como o consumo de determinados alimentos, posições mais adequadas para a relação sexual ou evitar o uso de certas roupas. Apesar de serem crenças antigas, para uma maior eficácia dos tratamentos, a melhor opção é buscar o auxílio de um especialista. Talvez ele recomende alguns tratamentos alternativos para infertilidade.

Além do procedimento médico convencional, algumas terapias alternativas podem ser utilizadas de modo a complementar o tratamento, como o auxílio de um psicólogo, a acupuntura e até o uso da homeopatia e de fitoterápicos.

Como os tratamentos alternativos para infertilidade podem ajudar

Uso de homeopatia e fitoterápicos

Apesar de não existir comprovada influência desses meios na melhoria dos tratamentos, alternativas naturais podem trazer benefícios. Porém, é preciso ficar atento em relação aos fitoterápicos, por exemplo, ter cuidado com os ingredientes, porque mesmo que sejam naturais, pode haver efeitos colaterais. Quanto aos homeopáticos, apesar de erroneamente serem tidos como inofensivos por serem muito diluídos, deverão sempre ser prescritos por um médico homeopata. As reações da medicação homeopática podem trazer transtornos importantes.

Acupuntura

A técnica ajuda no equilíbrio emocional, por proporcionar relaxamento ao paciente, mas também ajuda a melhorar a ovulação, pois estimula a liberação de hormônios e o fluxo sanguíneo, aumentando a vascularização do útero e facilitando a fixação do embrião, além de auxiliar também na infertilidade masculina, melhorando a produção de espermatozoides.

Psicoterapia

O auxílio de um psicólogo ajuda o casal a lidar com a insegurança e o estresse causado pelo insucesso na tentativa de engravidar naturalmente, pela decisão de realizar o tratamento e durante todo o processo, e também mais para frente, quanto à escolha de se contar ou não aos outros e à criança sobre como foi concebida.

As terapias alternativas têm auxiliado em vários tratamentos, mas é preciso reforçar e lembrar que os tratamentos alternativos para infertilidade são auxiliares, coadjuvantes, complementares e mesmo que sirvam de apoio para o casal, é importante que o principal no tratamento sejam as técnicas reconhecidas de reprodução assistida.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: