Publicado em 17/03/2022

Acupuntura para fertilidade funciona?

acupuntura-para-fertilidade-funciona

Quando associada a um tratamento de reprodução assistida, a acupuntura para fertilidade é bastante benéfica. Esse recurso terapêutico faz parte das práticas integrativas e complementares, ajudando na promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como na prevenção a doenças.

Neste artigo, explicamos como a combinação da acupuntura e dos tratamentos de fertilidade funciona. Boa leitura!

O que é acupuntura e quais são seus benefícios?

A acupuntura é um método da medicina chinesa voltado para as vias terapêuticas e paliativas de cuidados em inúmeras doenças e desequilíbrios do organismo. A técnica milenar consiste na aplicação de agulhas finas, direcionadas a pontos específicos, ao longo dos meridianos pelo corpo.

A prática trabalha o sistema nervoso, ajudando a liberar substâncias nos músculos, cérebro e medula espinhal. Essas alteram a experiência da dor ou desencadeiam a liberação de outras substâncias, que influenciam o sistema de regulação interna do organismo.

Além disso, o equilíbrio energético e bioquímico, resultante da técnica, é capaz de estimular as habilidades naturais do corpo. Sabe o que tudo isso proporciona? Bem-estar físico e emocional!

Qual é a relação entre acupuntura e fertilidade?

Primeiramente, é importante ressaltar que a acupuntura funciona como um complemento ao tratamento da infertilidade. Ou seja, o ideal é que ambos sejam realizados simultaneamente.

Vale destacar que, embora todos possam fazer acupuntura para aumentar as chances de engravidar, sua eficácia é favorecida na combinação com procedimentos de reprodução assistida. Inclusive, diversos países já utilizam a acupuntura associada aos tratamentos da medicina reprodutiva.

Benefícios da acupuntura para a fertilidade masculina

Como explicado, a acupuntura traz benefícios para o tratamento que já está sendo realizado para a infertilidade masculina. Na prática, com a complementação da técnica, há:

  • um aumento na mobilidade dos espermatozoides;
  • uma melhora na qualidade morfológica dos mesmos.

Além disso, a acupuntura apresenta ajuda no tratamento da disfunção erétil e da varicocele. Isso porque, ela tende a amenizar a estase de sangue na região dos testículos.

Benefícios da acupuntura para a fertilidade feminina

No caso da infertilidade feminina, a acupuntura reflete na melhora das taxas de ovulação e dos níveis hormonais. Isso porque, a técnica favorece a regulação do ciclo menstrual, já que melhora o fluxo sanguíneo para o útero, além de preparar o endométrio para a implantação do embrião. Além disso, também auxilia pacientes com:

Como funciona a acupuntura para fertilidade?

Muitas vezes, a infertilidade está relacionada à estase de sangue, ou seja, quando o fluxo sanguíneo normal é, de alguma forma, interrompido. Por meio das estimulações corretas, a acupuntura é capaz de:

  • aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos do aparelho reprodutor masculino e feminino;
  • estabilizar os níveis hormonais para a produção do esperma;
  • favorecer a regulação e o equilíbrio do ciclo ovulatório.

Assim, quando o diagnóstico de infertilidade é feito por um acupunturista capacitado e o estímulo é corretamente realizado, a técnica é capaz de elevar as taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida. Conheça-os a seguir.

Indução da ovulação com coito programado

indução da ovulação com coito programado é indicada quando a causa da infertilidade é a falta de ovulação. O tratamento pode ser recomendado, por exemplo, para mulheres com SOP.

Para realizá-lo, a paciente toma medicamentos indutores de ovulação durante alguns dias. Enquanto isso, o especialista faz o acompanhamento por ultrassonografias seriadas, as quais permitem identificar a fase da ovulação. É nesse momento, justamente, que o casal deve manter relações sexuais — o chamado coito programado.

Inseminação artificial (IA)

inseminação artificial é indicada para casos em que a mulher tem alterações uterinas, como a endometriose, ou quando o homem tem alterações nos espermatozoides.

A técnica consiste na introdução dos espermatozoides no fundo do útero. Para isso, a amostra de esperma é previamente avaliada em laboratório, tanto em relação à quantidade quanto à qualidade dos gametas.

Fertilização in vitro (FIV)

fertilização in vitro é indicada em casos de baixa reserva ovariana, obstrução tubária, infecções pélvicas, entre outros. A técnica funciona assim: após fazer o tratamento com os medicamentos que estimulam a ovulação, realiza-se a coleta dos gametas (óvulos e espermatozoides). Se viáveis, o encontro entre eles é feito no laboratório, em um meio que simula as condições das trompas. Após permanecerem alguns dias em uma espécie de incubadora, ocorre a transferência embrionária para o útero da paciente.

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

injeção intracitoplasmática de espermatozoides é indicada para casos de fator masculino grave (número reduzido de espermatozoides). Trata-se de um processo realizado como uma etapa da FIV. Mas, nesse caso, o espermatozoide selecionado é inserido, diretamente, dentro do óvulo, aumentando as chances de fertilização. Se conseguir gerar um embrião, este é transferido para o útero da paciente, dando início à gestação.

Quais são os benefícios do relaxamento para os tratamentos de fertilidade?

Além de auxiliar no tratamento de diversos fatores ligados à infertilidade, a acupuntura também proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade, reduzindo o estresse e a ansiedade. Dessa forma, ajuda a evitar que possíveis alterações emocionais prejudiquem o tratamento de reprodução assistida.

É importante considerar que isso é fundamental não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Afinal, o estresse reduz a oxigenação celular, fator que pode modificar, permanentemente, os espermatozoides.

Onde realizar acupuntura de forma integrada ao tratamento de fertilidade?

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como exercício legal da medicina, podendo ser exercida livremente em clínicas e hospitais desde que seja realizada por médicos com especialização na área. A técnica faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS),do Ministério da Saúde.

Assim, a melhor forma de realizar a acupuntura como complemento ao tratamento de fertilidade é em uma clínica de reprodução humana que ofereça esse serviço. É o caso da Fecondare, em Florianópolis, SC, onde buscamos promover tratamentos humanizados, que cuidem da saúde de maneira integral.

Agora que você conhece os benefícios da acupuntura para fertilidade, assim como para muitas outras funções do organismo, converse com seu médico sobre essa possibilidade. Afinal, tudo o que puder ser feito a favor de uma futura gestação vale a pena!

Ficou com alguma dúvida? Sem problemas! Entre em contato para que possamos ajudar!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Ginecologista formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Precertopship de Histeroscopia e Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2022 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude