19/12/2019

Acupuntura para fertilidade funciona?

acupuntura-para-fertilidade-funciona

Acupuntura para fertilidade: como essa técnica milenar pode ajudar nos diagnósticos de infertilidade?

A acupuntura é um método da medicina chinesa, voltado para as vias terapêuticas e paliativas de cuidado para inúmeras doenças e desequilíbrios do organismo. O trabalho acontece por meio da aplicação de agulhas finas, direcionadas a variados pontos específicos e meridianos do corpo.                           

Assim, essa técnica trabalha o sistema nervoso, ajudando a liberar substâncias químicas nos músculos, cérebro e medula espinhal. Dessa forma, as substâncias alteram a experiência da dor ou então desencadeiam a liberação de outros hormônios e produtos químicos, que influenciam então, o sistema de regulação interna do organismo.

Além disso, o equilíbrio energético e bioquímico, resultante da acupuntura, é capaz de estimular as habilidades naturais do corpo, trazendo bem-estar físico e emocional.

Mas, a questão é: de que forma a acupuntura pode ajudar no diagnóstico de infertilidade?

É o que esse artigo explica com detalhes. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas a respeito da relação entre acupuntura e fertilidade.

Acupuntura para fertilidade: o que é preciso saber?

Primeiramente, é importante orientar que a acupuntura funciona como um complemento do tratamento da infertilidade. Ou seja, o ideal é que os tratamentos para ter filhos continuem sendo realizados simultaneamente, já que a acupuntura potencializa o tratamento já realizado para tratar a infertilidade.

Inclusive, diversos países já utilizam a acupuntura como técnica complementar aos tratamentos da medicina reprodutiva. Embora todas as pessoas possam utilizar a acupuntura para conseguir engravidar, sua eficácia é especialmente favorecida na combinação com procedimentos de reprodução assistida.

Infertilidade masculina

Existem benefícios que a acupuntura traz para o tratamento que já está sendo realizado para a infertilidade masculina.

Por exemplo, com a complementação da acupuntura, há um aumento da mobilidade e qualidade dos espermatozoides, assim como uma melhora na qualidade morfológica dos mesmos.

Além disso, a acupuntura apresenta benefícios para a disfunção erétil e varicocele, já que tende a amenizar a estase de sangue na região dos testículos.

Infertilidade feminina

No caso da infertilidade feminina, a acupuntura indica melhora na qualidade do endométrio, nas taxas de ovulação e nos níveis hormonais.

A técnica milenar chinesa favorece a regulação do ciclo menstrual, já que melhora o fluxo sanguíneo para o útero, além de preparar o endométrio para a implantação do embrião.

Também auxilia as pacientes com Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)baixa reserva ovariana e endometriose.

E como a acupuntura trabalha nesses fatores?

De acordo com a atuação da acupuntura, na maioria das vezes, a infertilidade está relacionada à estase de sangue, ou seja, quando o fluxo sanguíneo normal se interrompe de alguma forma. No entanto, outros problemas podem ser diagnosticados, como disfunções renais e deficiência do canal baço-pâncreas, por exemplo.

Por isso, por meio das estimulações corretas, a acupuntura é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos do aparelho reprodutor, assim como estabilizar os níveis hormonais para a produção do esperma masculino. Além disso, favorece toda a regulação e equilíbrio do ciclo ovulatório da mulher, como já mencionamos.

Caso o diagnóstico seja feito por um acupunturista de confiança, e o estímulo seja realizado de forma correta, as chances de sucesso na combinação desse método com os procedimentos de reprodução assistida, tendem a se elevar bastante.

Acupuntura: promove calma e relaxamento

Além de auxiliar no estímulo de todos esses fatores para a infertilidade, a acupuntura traz bem-estar e tranquilidade, reduzindo o estresse. Isso acaba evitando que qualquer alteração emocional prejudique os resultados dos tratamentos de reprodução humana.

Dessa forma, é importante considerar que isso é fundamental tanto para as mulheres, quanto para os homens. Ou seja, é preciso que se mantenham tranquilos, já que o estresse também pode reduzir a oxigenação celular, fator que pode modificar permanentemente os espermatozoides.

Escolha a clínica certa

Vale ressaltar que a acupuntura é reconhecida como exercício legal da medicina, podendo livremente ser exercida em clínicas e hospitais. Desde 1995, essa prática atua como parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, segundo o Ministério da Saúde.

Por isso, agora que você entende o quanto a acupuntura é importante no tratamento de infertilidade e na complementação dos procedimentos de reprodução assistida, certifique-se de escolher uma clínica que se preocupe com você e ofereça esse tipo de serviço.

Se esse artigo foi útil para você, continue acompanhando nossos conteúdos no Facebook e Instagram.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: E-saúde

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude