26/04/2019

Existe remédio para engravidar?

existe-remedio-para-engravidar

Na tentativa de ficarem grávidas mais rápido, muitas mulheres podem recorrer ao uso de algum tipo de remédio para engravidar, sem nenhuma indicação médica e sem conhecer os riscos da automedicação. Antes de tudo, é preciso ter em mente que não existem fórmulas rápidas que aceleram o processo de gravidez. Pelo contrário, essa é uma tarefa que requer muita paciência, planejamento e preparo. 

Em determinados casos, alguns medicamentos podem até ser recomendados para ajudar na tentativa de gravidez, principalmente quando a mulher possui problemas na ovulação ou quando o homem possui alterações nos espermatozoides. Mas eles devem ser prescritos por um profissional especializado e só são receitados após uma bateria de exames diagnósticos, várias tentativas frustradas para engravidar. 

Quais são os remédios mais comuns para engravidar?

A finalidade de um remédio para engravidar é corrigir problemas hormonais para que a gravidez se torne mais fácil. Saiba quais são os medicamentos mais utilizados nesses casos!

Indutores de ovulação

Para mulheres que ovulam de maneira irregular e até mesmo para aquelas que não ovulam, os remédios indutores de ovulação podem auxiliar no processo de gravidez. Esses medicamentos agem inibindo a produção do hormônio estrogênio e, consequentemente, aumentando a produção dos hormônios LFH e LH, que contribuem para a fertilidade da mulher. Um dos indutores de ovulação mais conhecidos é o Clomifeno, também conhecido por Clomid, Indux ou Serophene.

Reguladores hormonais

A produção de progesterona acontece naturalmente no corpo da mulher e é fundamental para a gestação do bebê. Quando a produção desse hormônio é baixa, pode não ser suficiente para que a mulher consiga engravidar. Nesses casos, o médico pode indicar reguladores hormonais, que ajudam a aumentar a produção desse e de outros hormônios essenciais para a gravidez. Os medicamentos mais comuns são o Folifolin, Cicloprimogyna e Gonadotrofina.

Homeopatia

Considerada um método terapêutico, a homeopatia possui 5 funções principais: estimular a função ovariana, regular os ciclos, tratar problemas uterinos, controlar o estresse e aumentar o muco cervical. Se o problema for a infertilidade masculina, o composto também pode ajudar por meio da estimulação da libido, aumento de espermatozoides e redução do líquido seminal. 

A importância do acompanhamento médico

É importante reforçar que a automedicação é totalmente desaconselhada pelos profissionais da saúde. Além de não surtir o efeito desejado, os medicamentos tomados por conta própria podem comprometer a saúde de homens e mulheres e, até mesmo, dificultar o processo de gravidez. 

Somente um especialista poderá indicar o tratamento mais recomendado para determinadas situações e orientar se é necessário a utilização de algum remédio para engravidar, considerando os exames e características pessoais de cada paciente.

O Dr. Marcelo Ferreira, ginecologista da Clínica Fecondare, faz um alerta sobre os perigos da automedicação: “Toda medicação faz parte de um diagnóstico médico. Por isso, seu uso deve ser sempre orientado por um médico, pois a maioria apresenta efeitos adversos. As doses também devem ser personalizadas, principalmente em casos de reprodução assistida”, explica o especialista. 

Quer saber mais sobre os métodos para engravidar? Baixe, gratuitamente, o e-book Tratamentos em Reprodução Humana, produzido pelos especialistas da Fecondare.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dra. Ana Lúcia Bertini Zarth - Ginecologista - CRM-SC 8534 e RQE 10334
CRM 8534 e RQE 10334  Ginecologista Formada na Faculdade de Medicina da PUC – RS em 1993; Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Vicente de Paula, Passo Fundo – RS. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em 1997. Fellow em Reprodução Assistida pela […]

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

2019 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude