Screening Genético Pré-Implantacional (PGT-A)

Por   Equipe Fecondare

Um dos avanços mais recentes da ciência reprodutiva é o Screening Genético Pré-Implantacional (PGT-A), uma técnica avançada de diagnóstico que permite uma série de análises de predisposição para doenças genéticas e cromossômicas.

Antes de mais nada, é importante entender o que é a reprodução assistida e quais suas técnicas principais. Dessa forma, podemos aprofundar como funciona o PGT-A e qual sua importância na reprodução humana.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) define a reprodução assistida como todo processo reprodutivo assistido feito com a ajuda da medicina. Ou seja, utiliza um conjunto de técnicas para auxiliar um casal infértil a engravidar.

Portanto, antes da realização do Screening Genético Pré-Implantacional (PGT-A), o profissional precisa analisar o quadro de cada paciente e realizar todo o tratamento necessário.

Como funciona o PGT-A

A genética exerce uma forte influência na saúde e, por esse motivo, a medicina reprodutiva segue trabalhando cada vez mais com os geneticistas no aconselhamento pré-concepcional. Mas, por que existe essa importância?

Existem muitas pessoas que são portadoras de alguma deficiência, e com isso, as chances de uma possível transmissão para o embrião são bem grandes. O PGT-A é um procedimento que irá prevenir essa transmissão, além de oferecer outros benefícios.

Portanto, antes da transferência dos embriões para o útero, é feito uma avaliação por meio da coleta de quatro a oito células (do total de aproximadamente 200 a 300) que o embrião apresenta.

As células obtidas nessa etapa são fundamentais para as informações sobre a genética do embrião. Dessa forma, os casais que apresentem chances de gerar filhos com doenças genéticas, podem saber através desse exame.

As doenças genéticas mais conhecidas são:

  • síndrome de down;

  • síndrome de edwards;

  • distrofia muscular;

  • hemofilia

  • outros.

PGT-A é um exame fortemente recomendado para casais com mulheres com idade avançada, acima dos 40 anos. E, também, quando um dos parceiros apresenta alterações cromossômicas avaliadas pelo exame cariótipo.

Contudo, de modo geral, qualquer casal pode, e deve, fazer esse exame. Por isso, é fundamental buscar um centro de reprodução humana [link para o artigo sobre centro de reprodução humana em aprovação] que ofereça esse exame em específico.

Clínica de fertilização em Florianópolis: como escolher?

Por diversos motivos as pessoas procuram por uma clínica de fertilização. Um dos mais comuns é a opção de ter filhos quando há um diagnóstico de infertilidade, mas em uma clínica como essa também é possível que a mulher adie a maternidade pelo congelamento de óvulos.

De qualquer forma, ter um filho é uma decisão séria e, por isso, é fundamental escolher um espaço e uma equipe devidamente qualificada para acompanhar esse processo.

No momento de escolher uma clínica de fertilização, existem alguns requisitos básicos que o espaço precisa oferecer, entre eles:

Excelência no atendimento

O atendimento é uma das chaves para o paciente observar a conduta da clínica, desde a recepcionista até o profissional mais especializado do espaço. Por isso, caso você note que não foi bem atendido ou suas dúvidas foram ignoradas, pode ser que essa não seja uma boa escolha, não é mesmo?

Se a primeira impressão é ruim, muito provavelmente haverá decepções em outros quesitos na clínica. Lembre-se que uma clínica confiável se preocupa com o atendimento de seu paciente, em primeiro lugar.

Profissionais qualificados

Para escolher um profissional que te ajude a realizar o sonho de engravidar, é muito importante notar as qualificações dos mesmos. Então, faça pesquisas sobre a formação do profissional, note se há participações em congressos ou estudos da área.

Isso serve para você saber se são profissionais em constante atualização e se podem realmente oferecer o melhor atendimento a você, com uso de aparelhos e técnicas modernas e eficientes. Questionar é um direito seu, então não se sinta insegura.

Indicações

Além das indicações observadas na internet, é importante conversar com o ginecologista que orientou o diagnóstico de fertilidade e questioná-lo sobre a melhor opção. Mostre as clínicas que você se interessou e peça uma ajuda para fazer a melhor escolha.

Localização

localização da clínica também é muito importante e deve ser considerada, uma vez que as que estão anexas ou próximas de hospitais trazem mais segurança ao paciente.

Procure por um espaço que esteja bem localizado, onde haja restaurantes de qualidade e as devidas comodidades para o melhor acolhimento, principalmente se você não residir em Florianópolis.

Posicionamento na internet

Embora a indicação informal seja muito comum, na maioria das vezes, encontramos uma clínica confiável na internet. Por isso, é muito importante observar o seu posicionamento virtual.

Pesquise sobre a clínica, veja há quanto tempo existe e quem são os profissionais que fazem o atendimento. Procure também o nome dos profissionais para que você leia sobre suas carreiras e experiências. Verifique se são pessoas devidamente especializadas e há quanto tempo trabalham com fertilização.

O mesmo vale para a clínica. Além de entrar no site e ver todas as disponibilidades, faça uma pesquisa aprofundada e veja os comentários feitos por outros pacientes. Por fim, verifique se a clínica oferece um papel de instrução social, oferecendo artigos informativos e de confiança, que devem estar disponíveis a qualquer pessoa.

Sobre os tratamentos

Após atender todos esses requisitos, chegamos ao que realmente interessa: os tratamentosQuestione sobre todos os tipos de tratamento que a clínica oferece e verifique também se há algum que a clínica não faça.

Outra questão muito importante é confirmar se a clínica oferece o mapeamento genético para doenças transmitidas hereditariamente, como a Síndrome de Down e outras doenças genéticas específicas. Lembre-se da importância do PGT-A.

Entenda mais sobre o assunto assistindo ao vídeo da Dra. Ana Lúcia Bertini, médica ginecologista da clínica Fecondare.

Conheça a Fecondare

Fecondare é uma clínica de fertilização localizada em Florianópolis, referência em Santa Catarina no tratamento de reprodução humana. O corpo clínico é formado por médicos, psicólogo, biomédicos, enfermeiros e embriologistas, todos altamente especializados.

Possui conhecimento aprofundado sobre medicina reprodutiva, contando com o que há de mais moderno na tecnologia, para amparar desde o diagnóstico até a transferência embrionária.

Além disso, oferece um atendimento humanizado e individual, para que os pacientes se sintam acolhidos durante todas as etapas do tratamento. Visa estar sempre aprimorando o conhecimento, garantindo maior eficácia em todos os procedimentos.

Para confirmar o prazer da clínica em atender e o comprometimento para proporcionar os melhores resultados possível, conheça pessoalmente o espaço e a equipe da clínica. Entre em contato e marque sua visita, faça a sua escolha com mais segurança e clareza.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Acesse o blog da Fecondare e acompanhe os artigos sobre reprodução humana! Você também pode seguir a clínica no InstagramFacebook e YouTube, ficando por dentro de todas as atualizações.

E-books

Tire suas dúvidas sobre reprodução assistida nos e-books elaborados por nossa equipe.

Ver todos

Assine nossa newsletter!

    Agende uma consulta

    Faça seu pré-agendamento on-line com agilidade e praticidade, é só preencher seus dados.