Sintomas de infertilidade no homem e na mulher

Publicado em: 22 de Maio de 2015

Sintomas de infertilidade no homem e na mulher

Parar com o uso de métodos contraceptivos e ter relações sexuais frequentes, principalmente na fase fértil, são as atitudes indicadas para o casal que decide ter um filho. A gravidez nem sempre ocorre nos primeiros meses de tentativa. Muitas vezes, o casal demora quatro, cinco ou seis meses para conseguir dar início à geração de uma criança.

Quando esse insucesso continua ocorrendo após 12 meses de tentativas, pode indicar um problema de infertilidade no homem, na mulher ou até no casal. Nesse caso, é necessário procurar ajuda especializada. Porém, há alguns sinais que podem sugerir a infertilidade nas pessoas e se eles ocorrerem, a ajuda médica deve ser procurada. Conheça os sintomas de infertilidade no homem e na mulher.

Sintomas de infertilidade no homem

Embora muitas vezes as pessoas acabem atribuindo a ausência de geração de uma criança a um problema feminino, os homens também podem ser inférteis. Problemas na ejaculação, problemas hormonais, alteração no esperma e no tamanho do testículo podem levar à dificuldade de reprodução. Alguns sintomas podem indicar que o homem tem problemas de fertilidade. O tamanho dos testículos é um deles. Quando um é muito menor do que o outro ou quando há alguma massa estranha em um deles, pode indicar um problema de saúde que afeta a reprodução.

O mesmo vale para dificuldade na hora de urinar, se há dificuldade ou dor é um indicativo de problema. Ocorrem também casos de desequilíbrio hormonal. Sintomas como excesso de sono ou falta dele ou irritabilidade podem ser indicativos. No geral, os problemas hormonais decorrem da baixa produção de testosterona e consequente infertilidade. Cigarro, álcool, problemas de impotência, drogas, diabete, hipertensão e obesidade também podem estar ligadas à infertilidade e, nesses casos, é preciso buscar ajuda médica.

Sintomas de infertilidade feminina

A mulher tem um período fértil que vai do 12º ao 15º dia do ciclo menstrual, sendo que o pico é no 14º dia do ciclo menstrual regular. A ocorrência de uma secreção vaginal límpida e clara é indicativo de que ela está em seu período fértil e que está em época de ovulação. A temperatura corporal também pode aumentar, chegando aos 37°C.
Algumas vezes, mesmo sem o uso de contraceptivo, a gravidez pode não acontecer por algum problema clínico. Os sintomas variam muito de acordo o que está causando a infertilidade. Menstruação irregular, excesso de fluxo menstrual, ciclos que se alteram mensalmente quanto a duração, pode indicar problemas de fertilidade. Os ciclos irregulares podem ser causados por diversas alterações como ovário policístico, endometriose, entre outros.
Alterações na produção de hormônios podem dificultar a gravidez. Nesse caso, os sintomas são de diminuição do apetite sexual, alteração na pele, queda de cabelo acentuada e ganho de peso. Mulheres com menos de 35 anos que já tentam engravidar há um ano e não conseguem devem procurar um especialista. As com mais de 35 anos precisam esperar menos tempo, apenas seis meses para procurar tratamento.

Temos os melhores métodos de diagnóstico e tratamentos para tornar uma gestação viável. Entre em contato conosco e agende uma consulta.
Fonte:

http://www.tuasaude.com/fertilidade/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infertilidade

http://brasil.babycenter.com/a4300258/infertilidade-masculina-causas-mais-comuns

Conteúdo atualizado em: 12 de julho de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: