Publicado em 26/08/2021

Dificuldade para engravidar do segundo filho: possíveis causas e soluções

dificuldade-engravidar-segundo-filho

Mesmo quem já engravidou sem problemas, pode ter dificuldade para engravidar do segundo filho — a chamada infertilidade secundária. Isso depende de uma série de fatores. Além do avanço da idade, muitas vezes, as condições clínicas do casal também podem ter mudado.

Neste artigo, mostramos quais fatores têm relação, bem como de que maneira é possível superar as dificuldades. Se você deseja dar um irmãozinho para o seu filho, vale a pena conferir!

Dificuldade para engravidar do segundo filho: idade

Dependendo da idade, se a mulher demorar muito para começar a tentar engravidar novamente, ela pode se deparar com a queda na reserva ovariana. Fatores naturais, decorrentes do próprio envelhecimento, fazem com que, a partir dos 35 anos, ela tenha menos óvulos e em pior qualidade.

Infelizmente, os óvulos também envelhecem. Isso dificulta a fertilização e pode provocar outros problemas (como anormalidades cromossômicas e risco aumentado de abortamento).

Dificuldade para engravidar do segundo filho: abortos de repetição

A maioria dos abortos espontâneos acontece por causa de anormalidades cromossômicas (como a Trissomia 16),as quais levam a malformações fetais. Como mencionado, as chances de mutações cromossômicas aumentam conforme as idades dos pais também aumentam. Além disso, quanto maior o histórico de abortos de repetiçãomaiores as chances de sofrer um novo abortamento.

Dificuldade para engravidar do segundo filho: problemas de saúde

Diversas doenças podem ter sido adquiridas ou agravadas depois da primeira gravidez. Quanto maior a idade da mulher, mais altas as chances de ela desenvolver endometriose. Essa condição afeta, diretamente, sua fertilidade.

síndrome dos ovários policísticos (SOP),ainda que tenha origem genética, pode aparecer tardiamente. Ela leva a desequilíbrios hormonais que comprometem a ovulação.

Outras doenças que, se não tratadas, também dificultam a gravidez são as:

Dificuldade para engravidar do segundo filho: fator masculino

A idade do homem também pode levar à dificuldade para engravidar do segundo filho. Afinal, a quantidade e a qualidade dos espermatozoides também já não é mais a mesma da juventude, reduzindo as chances de uma fecundação natural. Muitas vezes, o surgimento de varizes nos testículos (varicocele) é o que leva à infertilidade.

Dificuldade para engravidar do segundo filho: sequelas de cesáreas ou curetagens

As sinequias uterinas (cicatrizes e aderências) podem ser sequelas de cesáreas ou de curetagens. São fatores, geralmente, assintomáticos, mas que podem provocar infertilidade ou abortos de repetição.

Dificuldade para engravidar do segundo filho: descuidos quanto ao estilo de vida

Após o nascimento do primeiro filho, muitos casais acabam descuidando da própria saúde. O conjunto formado por má alimentação, sedentarismo, tabagismo e/ou problemas de saúde mental (como ansiedade e estresse),muitas vezes, com alterações extremas de peso (magreza excessiva ou obesidade),também aumenta a dificuldade para engravidar do segundo filho.

Tratamentos de reprodução assistida indicados para infertilidade secundária

O primeiro passo para viabilizar a concepção é procurar um especialista em reprodução humana e avaliar o estado geral da saúde reprodutiva do casal. Para mulheres com menos de 35 anos, recomenda-se buscar ajuda após um ano de tentativas (relações regulares sem o uso de métodos anticoncepcionais) infrutíferas e, para as pacientes que já passaram dessa idade, a busca por atendimento deve ser realizada após seis meses.

A investigação, por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, é similar à realizada em casos de infertilidade primária. Mas é importante ressaltar que ela deve ser feita tanto na mulher quanto no homem. Isso porque, as causas da infertilidade podem ser femininas, masculinas, de ambos ou desconhecidas.

Com o diagnóstico em mãos, tratam-se as causas e, se preciso, inicia-se um tratamento de reprodução assistida (indicado, principalmente, quando a infertilidade tem relação com a idade). As possibilidades são:

Agora que você conhece as possíveis causas e tratamentos para a dificuldade para engravidar do segundo filho, não perca tempo. Procure um especialista em reprodução assistida o quanto antes! Apesar dos desafios, existem boas chances de conseguir realizar seu sonho!

Para acompanhar outros conteúdos sobre fertilidade, siga a Fecondare nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato. Ou, se preferir, agende uma consulta e faça uma avaliação individualizada com nossos especialistas em reprodução humana, em Florianópolis!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dra. Ana Lúcia Bertini Zarth - Ginecologista - CRM-SC 8534 e RQE 10334
Formada na Faculdade de Medicina da PUC – RS em 1993, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em 1997.

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude