Doença Celíaca e Infertilidade

Publicado em: 16 de Fevereiro de 2012

Existe alguma relação entre a doença celíaca e a infertilidade?

A doença celíaca é uma patologia desencadeada pela ingestão de alimentos que contêm glúten, causada pela resposta imune do organismo a essa substância. Os principais sintomas dessa doença são diarréia, perda de peso e cansaço, causados pela má-absorção de nutrientes, sais minerais e água pelo intestino delgado.

Recentemente, em dezembro de 2010, foi publicado um artigo na Revista Fertility and Sterility, da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que relatava um caso de infertilidade relacionada à doença celíaca. Nesse caso, uma paciente indiana de 30 anos, que não possuía nenhuma outra doença sistêmica ou distúrbio que justificasse sua infertilidade, teve o diagnóstico de doença celíaca e, após oito meses de tratamento para tal doença, com uma dieta livre de glúten, a paciente engravidou.

Esse e outros artigos colocaram a relação entre a doença celíaca e a infertilidade em evidência nos últimos anos. Atualmente, na literatura médica, há descrições de alterações reprodutivas, incluindo infertilidade e ocorrência de abortos possivelmente relacionados aos mecanismos imunológicos ou à deficiência nutricional próprios da doença celíaca, mas há ainda muitas controvérsias sobre o assunto.

Em abril de 2011, a Revista Fertility and Sterility publicou outro artigo sobre o assunto, dessa vez sobre a relação entre a doença celíaca e a infertilidade masculina. Nesse artigo, foram relatados os resultados de um estudo que realizou exames de fertilidade em homens com doença celíaca diagnosticada, para definir se essa doença tem influência ou não na qualidade do esperma. Foi um estudo de grande porte, com a participação de mais de 7000 homens, e nele concluiu-se que os com doença celíaca possuem taxas normais de fertilidade, tanto antes quanto após o diagnóstico da doença.

O artigo mais recente sobre o assunto, entretanto, foi publicado no Jornal de Pesquisas Ginecológicas e Obstétricas da Sociedade Japonesa de Ginecologia e Obstetrícia, em outubro de 2011. Partindo do fato de que a relação entre a doença celíaca e a infertilidade é controversa na literatura, este estudo buscou determinar a prevalência da doença celíaca entre casais com infertilidade inexplicada. Os resultados do estudo demonstraram que há uma maior prevalência da doença celíaca em pessoas com infertilidade do que em pessoas com fertilidade normal.

Portanto, parece haver uma relação entre a doença celíaca e a infertilidade, talvez apenas em mulheres, mas há necessidade de mais estudos e investigações sérias sobre o assunto para confirmar essa associação.

A Dra. Ana Lúcia B. Zarth, ginecologista da Clínica Fecondare (CRM 8534), confirma a informação: “A associação entre doença celíaca e subinfertilidade e infertilidade ainda é controversa, mas estudos apresentam uma ligação entre intolerância ou sensibilidade ao glúten e desordens reprodutivas na mulher. O tratamento está relacionado a uma dieta  sem glúten.”, completa a médica.

Artigo elaborado pela equipe Fecondare em parceria com a E-saúde.

Conteúdo atualizado em: 17 de Abril de 2014

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: