Como encontrar um bom especialista em reprodução humana

Publicado em: 28 de Fevereiro de 2017

Como encontrar um bom especialista em reprodução humana

Engravidar naturalmente parece fácil, mas, surpreendentemente, não é. Sabia disso? A chance de o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide num único ciclo menstrual é de 15% a 20%, segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Por isso, existe a recomendação de que o casal tente por cerca de um ano ter o bebê de forma natural caso a mulher tenha menos de 35 anos e 6 meses caso ela tenha mais;e só depois disso procure ajuda especializada para descobrir o que pode estar impedindo a gravidez. Quando este for o caso, é preciso saber como encontrar um bom especialista em reprodução humana.

Dicas para saber como encontrar um bom especialista em reprodução humana

É difícil a busca por um médico não começar com um pedido de  indicação  para algum conhecido, familiar ou colega de trabalho. Mesmo em tempos de muita informação disponível na internet, essa, ainda, é uma das maneiras mais utilizadas para encontrar um profissional. Geralmente, o próprio ginecologista já recomenda um especialista que conhece e em quem confia. Ter esse suporte é bom, mas essa não deve ser a única referência.

Antes de agendar a consulta, conversar com outros casais que já tenham feito o tratamento com o mesmo especialista em reprodução humana pode ajudar a sanar algumas dúvidas. O relato deles pode auxiliar no entendimento de como é o tratamento e a conduta do médico. Caso não conheça ninguém que tenha precisado de assistência médica para engravidar, uma opção é recorrer aos grupos de discussão e fóruns sobre o assunto que existem nas redes sociais e sites de gravidez. Boas dicas podem surgir dessa interação.

A maioria dos médicos atende em clínicas especializadas em reprodução humana para poder dar o suporte completo aos pacientes. Uma instituição idônea e profissional é registrada no Ministério da Saúde e atende a todas as normas estabelecidas. Verificar o histórico da clínica é uma forma de se certificar de que as determinações estão sendo cumpridas.

Às vezes, a consulta com um só especialista pode deixar dúvidas ou não transmitir a segurança desejada. Por isso, o casal não deve hesitar em buscar diferentes opiniões, independentemente de o especialista ter sido muito bem recomendado.

Nenhum casal deve se sentir obrigado a seguir o tratamento em reprodução humana com um profissional somente porque recebeu boas referências, e sim escolher um que seja mais adequado ao perfil dos dois e tenha transmitido a segurança e a tranquilidade que esperam.

Muitas vezes, os tratamentos em reprodução humana podem ser longos e cheios de obstáculos. Realizar qualquer um deles sem a assistência de um profissional atencioso e compreensível pode atrapalhar mais do que ajudar. Utilize todas as dicas de como encontrar um bom especialista em reprodução humana para escolher o médico certo para vocês.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: