11/06/2019

Quais opções de tratamento para infertilidade masculina?

Quando pensamos em infertilidade, é comum associarmos o problema à mulher. Entretanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em cerca de 40% dos casos a dificuldade para engravidar se deve a problemas de infertilidade do homem. A boa notícia é que existem opções de tratamento para o problema, que permitem que o casal realize o sonho de ter filhos. Acompanhe!

Causas da infertilidade masculina

As causas de infertilidade masculina podem estar relacionadas a uma única doença ou a diversos fatores que desencadeiam problemas de fertilidade. Como principais causas, podemos citar:

  • varicocele;
  • alterações hormonais;
  • infecções no aparelho reprodutor;
  • problemas na ejaculação;
  • problemas genéticos;
  • obstrução dos ductos de transporte;
  • infertilidade idiopática.

Além disso, alguns hábitos de vida, como estresse, má alimentação, obesidade, sedentarismo, tabagismo, dentre outros, também podem comprometer a fertilidade do homem. 

Tratamentos

Muitos homens, por motivos emocionais, têm receio de se consultar com um médico especialista para tratar a infertilidade. O primeiro passo, nesses casos, é superar o medo e a vergonha e procurar atendimento. Afinal somente dessa maneira você poderá tratar o problema e conquistar o sonho de ter filhos.

Conheça os tratamentos para a infertilidade masculina!

Tratamento medicamentoso

Em casos de infertilidade considerados mais simples, como infecção no aparelho reprodutor ou dificuldade de ejaculação, o tratamento pode ser realizado à base de medicamentos que corrigem os problemas. 

Se o paciente apresentar baixa produção de espermatozoides devido a deficiência hormonal, é indicado realizar uma terapia hormonal, utilizando medicamentos ou hormônios que regulam a produção de esperma.

Inseminação artificial

A inseminação artificial é indicada para pacientes que apresentam espermatozoides com dificuldade de locomoção até o óvulo. O método consiste na coleta de sêmen, geralmente realizada por meio da masturbação. Caso isso não seja possível, devido a problemas de ejaculação, é necessário coletar os espermas diretamente no testículo.

O sêmen colhido é preparado em laboratório, sendo avaliado em termos de qualidade e quantidade. Depois, passa por um sistema de filtragem para classificação e limpeza. Posteriormente, coloca-se o sêmen em uma seringa acoplada a um cateter, para ser introduzido diretamente no útero, para seguir o próprio caminho pela tuba uterina.

Fertilização in Vitro (FIV)

A Fertilização in Vitro é realizada por meio da coleta de esperma por meio de ejaculação, assim como a Inseminação Artificial. A diferença é que, na FIV, os óvulos e espermatozoides são fertilizados em laboratório para gerar um embrião, que posteriormente será transferido para o útero da mulher.

O procedimento é recomendado para homens que apresentam alterações moderadas e graves no sêmen, como baixa quantidade ou dificuldade de mobilidade do esperma.

ICSI 

ICSI é a sigla em inglês para Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides. Neste processo, um espermatozoide, escolhido com cuidado pelo médico responsável, é injetado dentro de cada óvulo com o auxílio de uma microagulha, sem que seja necessário fazer a punção do óvulo. Tudo ocorre dentro do organismo da mulher.

A ICSI representa uma grande revolução na Reprodução Assistida e é utilizada, principalmente, no caso de homens que apresentam baixa qualidade e quantidade de espermatozoides.

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe nosso e-book sobre Infertilidade Masculina e fique por dentro do assunto!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Diretor Técnico Médico CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605 Ginecologista Formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Lucas da PUCRS. Precertopship de Histeroscopia com Dr. Jacques Hamou em 1986. Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris, nas áreas de laparoscopia […]

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

2019 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude