Publicado em 20/07/2020

Quantas vezes fazer sexo na semana para engravidar?

quantas-vezes-fazer-sexo-na-semana-para-engravidar

Relacionar-se sexualmente é um ato natural. Mas casais que estão tentando engravidar podem se preocupar com as relações sexuais, às vezes desnecessariamente, por desconhecer o processo e quantas vezes fazer sexo para conseguir ter um bebê.

Há um consenso de que ter de três a quatro relações sexuais no período fértil da mulher, durante a ovulação, é a quantia adequada para aumentar as chances de ocorrer a concepção, já que o espermatozoide sobrevive de 48 a 72 horas no ambiente uterino.

Portanto, caso a mulher esteja ovulando ou perto de ovular, eleva-se a possibilidade de haver um espermatozoide na região das trompas para fecundar o óvulo, quando as relações ocorrem regularmente até quatro vezes no intervalo de sete dias.

O período propício para a mulher ficar grávida pode durar até seis dias em cada mês, formados pelos cinco que antecedem a ovulação e o dia da ovulação em si. Há calculadoras de ovulação disponíveis gratuitamente na internet que ajudam a identificar qual é o período fértil feminino de acordo com o primeiro dia da última menstruação e a duração média do ciclo menstrual.

Outro motivo para manter a média de até quatro relações sexuais por semana está relacionada ao fato que o organismo masculino precisa de um intervalo de 72 a 96 horas para repor totalmente o líquido seminal. O intervalo de dois a três dias entre as relações é o tempo suficiente para o homem ter uma boa quantidade de sêmen e de espermatozoides para realizar uma nova tentativa.

Para ler mais dicas sobre como programar o momento ideal para engravidar, leia este artigo.

Como determinar quantas vezes fazer sexo para engravidar?

O corpo feminino dá alguns sinais quando está ovulando. É comum ter um corrimento com aspecto semelhante ao da clara do ovo no período próximo da ovulação. As mulheres que querem engravidar devem ficar atentas a esses sinais e adotar certos cuidados, como não usar cosméticos ou ducha íntima. Após identificar que está no período ideal, é importante que a mulher mantenha a calma.

A ansiedade exerce influência direta nas chances de a gravidez ocorrer. Assim, o objetivo do casal que está tentando engravidar deve ser relaxar e curtir o momento a dois, independentemente de quantas vezes fazer sexo. A gravidez é uma consequência do momento de cumplicidade do casal.

Como conseguir engravidar mais rápido?

Além da relação sexual ser realizada em três ou quatro dias da semana durante o período fértil da mulher, existem algumas medidas que podem fazer o casal conseguir engravidar mais rápido. Confira!

Realize exames de pré-gravidez

Antes de começar as tentativas para engravidar, é importante realizar exames de pré-gravidez para ajudar a detectar possíveis problemas que podem frustrar os planos do casal. Ovários policísticos e desequilíbrio hormonal são as principais dificuldades de quem está tentando engravidar. 

Vale lembrar que, como a gravidez precisa ser realizada em conjunto, é fundamental que o homem também realize todos os exames necessários. Uma visita do casal a um especialista em reprodução humana poderá elucidar quais os exames devem ser feitos.

Consuma mais vitaminas e minerais

A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, contribui para nossa saúde de maneira geral e, também, para que a mulher consiga engravidar com mais facilidade. Alimentos como gérmen de trigo, ovos, azeite e grão de bico são ricos em vitaminas do complexo B, vitamina E e zinco, que atuam no sistema hormonal e favorecem a gravidez da mulher.

Fiquem atentos à posição

Pode parecer que não, mas a posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Mulheres que possuem o útero em anteversoflexão, com entrada voltada para frente, tem maior facilidade de engravidar na posição em que o homem fica por cima da mulher, já que o homem pode ejacular bem próximo à entrada do útero.

Já mulheres que possuem o útero retrovertido, com entrada orientada para trás, a posição de 4 pode ajudar o homem a ejacular de frente para o colo do útero, aumentando as chances de engravidar. 

Evite bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas comprometem tanto a fertilidade masculina quanto feminina. Nos homens, o álcool afeta a qualidade e quantidade de sêmen; nas mulheres, ele atua na redução, ou até mesmo na interrupção, da ovulação, além de interferir na qualidade dos gametas femininos. Lembrando que o uso eventual e em pequenas quantidades de bebidas fermentadas não interferem no processo.

Quando buscar ajuda médica?

Seguindo as dicas acima, casais saudáveis têm chances de engravidar nos três primeiros meses após iniciar as tentativas. Se mesmo seguindo as indicações, o casal não conseguir engravidar após um ano de tentativa, o ideal é buscar ajuda de um especialista, sobretudo para mulheres que estão entre os 35 e 40 anos.

Como alguns casais demoram mais para engravidar, mesmo que estejam saudáveis, o período para conseguir engravidar pode se estender a um ano dependendo da idade da mulher. No geral, esse período é válido para mulheres que possuem até 35 anos. Então, se você se encaixa nessa faixa etária e não conseguiu engravidar após 12 meses de tentativa, é hora de procurar um profissional. 

Mulheres que estão tentando engravidar após os 40 anos devem saber que a taxa de fertilidade cai com o passar do tempo e, por isso, nessa idade, o mais recomendado é buscar ajuda médica antes mesmo de tentar engravidar. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato como nossa equipe e envie suas perguntas!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Ginecologista formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Precertopship de Histeroscopia e Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude