Quantas vezes fazer sexo na semana para engravidar?

Publicado em: 27 de setembro de 2016

Quantas vezes fazer sexo na semana para engravidar?

Relacionar-se sexualmente é um ato natural. Mas casais que estão tentando engravidar podem fazer do sexo uma verdadeira saga, às vezes desnecessária, por desconhecer o processo e quantas vezes fazer sexo para engravidar.

Há um consenso de que ter de três a quatro relações sexuais no período fértil (de ovulação) da mulher é o adequado para aumentar as chances de ocorrer a concepção.

O espermatozoide sobrevive de 48 a 72 horas no ambiente uterino. Portanto, caso a mulher esteja ovulando ou perto de ovular quando ela e o parceiro se relacionam sexualmente regularmente até quatro vezes no intervalo de sete dias, eleva-se a possibilidade de haver um espermatozoide na região das trompas para fecundar o óvulo. O gameta liberado pelo ovário só dura cerca de 12 horas.

O período propício para a mulher ficar grávida pode durar até seis dias em cada mês, formados pelos cinco que antecedem a ovulação e o dia da ovulação em si. Há calculadores de ovulação disponíveis gratuitamente na internet que ajudam a identificar qual é o período fértil feminino de acordo com o primeiro dia da última menstruação e a duração média do ciclo menstrual.

Outro motivo para se manter a média de até quatro relações sexuais por semana é o de que o organismo masculino precisa de um intervalo de 72 a 96 horas para repor totalmente o líquido seminal. O intervalo de dois a três dias entre as relações é tempo suficiente para o homem ter uma boa quantidade de sêmen e de espermatozoides para realizar uma nova tentativa.

Como determinar quantas vezes fazer sexo para engravidar

O corpo feminino dá alguns sinais quando está ovulando. É comum ter um corrimento com aspecto semelhante ao da clara do ovo no período próximo da ovulação. As mulheres que querem engravidar devem ficar atentas a esses sinais e adotar certos cuidados, como não usar gel ou ducha íntima.

É importante que tenham uma vida sexual saudável, que valoriza o relacionamento do casal, e evitem avisar o parceio a cada período fértil de que está ovulando e, por isso, terão de se relacionar.

Há a crença de que algumas posições praticadas durante o ato sexual torna maior a probabilidade de a gravidez acontecer. Na verdade, não há nenhuma comprovação desse fato.

O que se sabe é que a ansiedade exerce influencia direta nas chances de a gravidez ocorrer. Assim, a maior preocupação do casal que estiver tentando engravidar deve ser relaxar e curtir o momento a dois, independentemente de quantas vezes fazer sexo para engravidar. A gravidez é uma consequência do momento de cumplicidade dos casal.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: