Publicado em 25/10/2021

Como saber se tenho dificuldade para engravidar?

como-saber-se-tenho-dificuldade-para-engravidar

infertilidade é considerada uma doença do sistema reprodutor masculino e feminino. Ela é definida como a incapacidade de gerar um filho após um ano ou mais de tentativas regulares, por pessoas em idade fértil e sem o uso de contraceptivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),estima-se que 186 milhões de pessoas no mundo todo tenham dificuldade para engravidar.

Neste artigo, veja como é o diagnóstico dessa condição e o que pode ser feito para superá-la. Boa leitura!

Como confirmar a dificuldade para engravidar?

Como saber se tenho dificuldade para engravidar?” Essa é uma dúvida que aflige muitas pessoas, boa parte delas jovens e saudáveis, à época que decidem ter um filho.

O diagnóstico da infertilidade é confirmado pelo médico especialista em reprodução humana, por meio da avaliação física e de alguns exames, realizados tanto no homem quanto na mulher. Os mais solicitados são:

Existe cura para a infertilidade?

Felizmente, em grande parte dos casos, a infertilidade tem cura. Com o devido tratamento, é possível reverter o diagnóstico, superar as dificuldades para engravidar e conceber o tão sonhado filho. Entre eles, destacam-se:

É importante ressaltar que, quanto antes o casal com dificuldade para engravidar buscar ajuda, maiores são as chances de o tratamento ser mais simples e eficiente. Isso porque, tanto a reserva ovariana como a produção de espermatozoides diminuem, em quantidade e qualidade, com o passar dos anos.

Quando é importante buscar apoio psicológico?

Por mais frequente que a dificuldade para engravidar naturalmente seja, para muitas pessoas esse tipo de diagnóstico é devastador. “No entanto, ninguém deve se sentir envergonhado nem desprivilegiado por ter que fazer um tratamento de reprodução assistida”, afirma a psicóloga da Fecondare, Maria Gabriela Pinho Peixes.

E tem mais: “Caso o desconforto seja grande, a ponto de trazer prejuízos às esferas conjugal, social e/ou profissional, busque terapias complementares para conseguir enfrentar este momento do melhor modo possível”, continua. Não à toa, os tratamentos de reprodução assistida têm sido, cada vez mais, multidisciplinares, com a colaboração de psicólogos, para minimizar o desgaste emocional, entre outros especialistas, conforme a necessidade de cada paciente.

Por isso, em caso de dificuldade para engravidar, não se martirizem sozinhos. Um casal bem assistido tem boas chances de conseguir superar o problema e formar sua família! Para isso, procure sempre um especialista em reprodução humana!

Gostou do conteúdo? Para se manter continuamente bem informado, siga a Fecondare no Facebook e Instagram.

E caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato. Se preferir, agende agora mesmo sua consulta em Florianópolis!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: E-saúde

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude