Publicado em 23/11/2017

Como engravidar

como-engravidar

Muitos casais buscam saber como engravidar, pois encontram dificuldades para ter um filho. Isso pode acontecer em decorrência de diversos motivos, pois são muitas as razões que causam infertilidade

Além disso, a ausência da fertilidade saudável pode ser fruto tanto de problemas relacionados à reprodução feminina, quanto com o sistema reprodutor masculino. No entanto, muitas vezes, os dois parceiros podem se encontrar impossibilitados de manifestar sua fertilidade.

A boa notícia é que ser diagnosticado com infertilidade não é mais um problema que impeça a possibilidade de ter filhos. Graças às técnicas de reprodução assistida, as clínicas e profissionais altamente qualificados, hoje em dia, é completamente possível ter filhos com a ajuda de procedimentos realizados em laboratório.

Como engravidar após o diagnóstico de infertilidade?

Ao notar que está tendo dificuldades para engravidar, é importante ficar atento e investigar o problema. Por isso, a melhor maneira de saber o que está impedindo a gravidez de acontecer é buscar ajuda médica especializada. 

Os profissionais dessa área recomendam que o casal agende uma consulta com um especialista em reprodução humana para investigar o motivo da dificuldade para engravidar. 

Existe um momento ideal para procurar ajuda?

Embora isso deva ser feito o quanto antes, os médicos aconselham que o tempo ideal para procurar uma clínica é depois de um ano de tentativas para engravidar. Sem dúvida, esse é o primeiro passo quando o casal deseja construir uma família e encontra-se impossibilitado por algum motivo.

É muito importante seguir essa orientação, não importando a idade do homem ou da mulher, mas considerando o tempo em que estão tentando engravidar. Isso deve ser levado em consideração já que há uma tendência equivocada quando as pessoas acreditam que a mulher não precisa se preocupar com a demora para engravidar, quando ainda é jovem e tem aparência saudável.

A questão é que, mesmo as mulheres que estão no ápice da idade reprodutiva, podem apresentar problemas de fertilidade. Além disso, a demora em buscar auxílio médico especializado pode agravar o quadro. Em relação aos homens, pode acontecer exatamente o mesmo.

Obviamente, a atenção deve ser redobrada quando a mulher possuir mais de 35 anos. Nesse caso, o período máximo recomendado para ela tentar engravidar naturalmente é de seis meses. Caso a gestação não ocorra durante esse tempo, ela não deve hesitar em buscar ajuda médica.

A escolha do método a ser utilizado

Após procurar ajuda médica e houver a confirmação do diagnóstico de infertilidade, o profissional irá investigar a fundo a causa para aquela situação. 

Feito isso, após uma bateria de exames específicos, o especialista poderá sugerir algum dos procedimentos de reprodução assistida mais eficazes, como, por exemplo: 

Como engravidar: que é preciso saber?

A fecundação acontece naturalmente quando a mulher ovula corretamente e o homem produz espermatozoides adequados para o encontro com o gameta feminino durante a relação sexual. Assim sendo, qualquer condição que interfira nesse processo pode provocar a dificuldade em engravidar.

Esteja em dia com o atendimento médico

É importante que a mulher esteja sempre atenta a calcular o período fértil, para se certificar de que está ovulando. Da mesma forma, quando estão saudáveis, os espermatozoides são resistentes e permanecem no útero por alguns dias após a relação sexual. Por isso, é importante estar em dia com a saúde, realizando um acompanhamento eficaz sobre a fertilidade.

As menstruações irregulares podem interferir na contagem da ovulação ou mesmo expressar um sinal de que existe algum problema mais sério que possa estar impedindo a gravidez. Por isso, a consulta regular com um ginecologista é fundamental para acompanhar a fertilidade feminina.

Já os homens podem descobrir se seus gametas são viáveis para fecundação a partir de um espermograma. Dessa forma, consultar um andrologista é o mais indicado, não só para analisar o exame, como também para avaliar a saúde reprodutiva como um todo.

Relaxe e aproveite a sua relação

Assim sendo, tanto para o homem quanto para a mulher, acompanhar o estado geral da saúde reprodutiva é fundamental para diminuir a preocupação e, consequentemente, o estresse que a expectativa em engravidar pode desencadear. 

Afinal, quando sabemos que estamos saudáveis e conhecemos a maneira ideal para engravidar, é possível relaxar e curtir a relação. Dessa forma, a gravidez pode acontecer naturalmente e, caso não aconteça, sabemos que inúmeros profissionais capacitados podem ajudar a construir sua família.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Ginecologista formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Precertopship de Histeroscopia e Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude