Como engravidar

Publicado em: 23 de novembro de 2017

Como engravidar

Muitos casais querem saber como engravidar porque estão com dificuldade para ter um filho. Muitas podem ser as razões para que essa dificuldade se faça presente. A infertilidade pode ser fruto de problemas com a mulher, problemas com o homem ou com ambos os parceiros.

A melhor maneira de saber o que está impedindo a gravidez de ocorrer é buscar ajuda médica especializada. Os profissionais dessa área recomendam que o casal agende uma consulta com um especialista em reprodução humana para investigar o motivo da dificuldade para engravidar depois de um ano tentando ter um bebê.

Seguir essa orientação é muito importante, seja qual for a idade do homem ou da mulher. Há uma tendência de as pessoas acreditarem que a mulher não precisa se preocupar com a demora para engravidar quando é considerada jovem e tem aparência saudável.

A questão é que, mesmo as mulheres que estão no ápice da idade reprodutiva, podem apresentar problemas de fertilidade, e a demora em buscar auxílio médico especializado pode agravar o quadro. Com os homens, pode acontecer o mesmo.

A atenção para a questão deve ser redobrada se a mulher possuir mais de 35 anos. Nesse caso, o período máximo recomendado para ela tentar engravidar naturalmente é de seis meses. Caso a gestação não ocorra durante esse tempo, ela não deve hesitar em buscar ajuda médica.

O que é preciso saber sobre como engravidar

A fecundação acontece naturalmente quando a mulher ovula corretamente e o homem produz espermatozoides que estão adequados para o encontro com o gameta feminino durante a relação sexual. Qualquer condição que interfira nesse processo pode provocar a dificuldade em engravidar.

A mulher pode calcular o período fértil para se certificar de que está ovulando. As menstruações irregulares podem interferir nessa conta ou já ser um sinal de que há uma alteração que pode estar impedindo a gravidez. Uma consulta com um médico ginecologista pode sanar essa questão.

Os espermatozoides são resistentes e permanecem no útero por alguns dias após a relação sexual, quando estão saudáveis. Os homens podem descobrir se seus gametas são viáveis para fecundação a partir de um espermograma. Consultar um médico andrologista é o mais indicado, não só para analisar o exame como também para avaliar a saúde reprodutiva.

Um dos benefícios, tanto para o homem quanto para a mulher, em acompanhar o estado geral da saúde reprodutiva é diminuir a preocupação e, consequentemente, o estresse que a expectativa em engravidar pode desencadear. Afinal, sabendo que está tudo bem e em como engravidar, é possível relaxar e curtir a relação.

Conteúdo atualizado em: 29 de Abril de 2018

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: