Você já se perguntou o que é a gravidez ectópica? Em condições normais, a fertilização ocorre no interior das trompas de falópio, onde o embrião começa a se desenvolver e, posteriormente, é transportado para o útero, onde continuará a crescer e se desenvolver durante toda a gestação.
Quando o embrião em desenvolvimento se fixa em outra região que não a cavidade uterina, por influência de algum fator externo (como uma malformação do útero ou a presença de certos tipos de infecção),ocorre a gravidez ectópica.
Ou seja, essa é uma condição médica no qual o embrião se desenvolve fora do útero da mulher. Na grande maioria das vezes, a região onde o embrião se prende são as tubas uterinas, órgãos genitais pélvicos com a função de transportar o embrião desde a sua formação até o fundo da cavidade uterina.
Por este motivo deve-se atentar a pacientes apresentando atraso menstrual e HCG positivo, e tendo um sangramento uterino irregular com dor aguda em todo o abdômen. Portanto, entender o que é a gravidez ectópica é importante para evitar complicações.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), durante o primeiro trimestre da gestação a principal causa de morte materna é a gravidez ectópica. Por isso, essa condição exige uma atenção maior do obstetra, principalmente referente ao diagnóstico precoce.
Sintomas
Os sintomas da gravidez ectópica podem incluir dor abdominal intensa e cólicas, sangramento vaginal anormal, tontura, náusea e vômito. Esses sintomas podem ser semelhantes aos da gravidez normal, o que pode dificultar o diagnóstico prévio.
A gravidez ectópica é uma condição perigosa e a única forma de tratamento, em alguns casos, pode ser a realização de uma cirurgia para remover o embrião ou a trompa de falópio afetada. Em outros, é possível realizar um tratamento medicamentoso para interromper o desenvolvimento do embrião desde que o tempo de gravidez nao seja maior do que 6 a 7 semanas e o HCG nao esteva acima de 5mil.
As mulheres precisam estar cientes de o que é a gravidez ectópica, assim como seus sintomas, dessa forma podem procurar atendimento médico imediato caso seja necessário.
Gostou do artigo e quer ver mais conteúdos como esse? Então siga nossas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube, dessa forma você fica por dentro de todas as nossas atualizações.