Publicado em 10/05/2022

Quais são os diferenciais de um ginecologista especialista em reprodução humana?

quais-sao-os-diferenciais-de-um-ginecologista-especialista-em-reproducao-humana-2

Engravidar naturalmente parece fácil, mas, para a maioria das pessoas, não é bem assim. Segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),a chance de concepção em um único ciclo menstrual é de 15% a 20%, apenas. Quando a gravidez não ocorre após um considerável período de tentativas, recomenda-se procurar um ginecologista especialista em reprodução humana.

Quer entender os diferenciais desse profissional? Nesse caso, continue a leitura!

Qual é a formação de um ginecologista especialista em reprodução humana?

O ginecologista especialista em reprodução humana possui graduação em Medicina, fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e especialização em reprodução humana feminina e masculina. Além disso, é importante que ele seja certificado por instituições consideradas referências na área. No Brasil, as mais importantes são:

  • Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA);
  • Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH);
  • Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Quando é recomendado consultar um médico especialista em fertilidade?

A “regra” é clara: para mulheres com menos de 35 anos, recomenda-se tentar engravidar por até um ano antes de procurar um ginecologista especialista em reprodução humana. A partir dessa idade, o tempo de espera é reduzido para seis meses, com o intuito de prevenir uma maior redução na reserva ovariana.

Há, ainda, uma terceira situação: quando se deseja preservar a fertilidade para adiar a gravidez com segurança. É o caso, por exemplo, de mulheres que estão em plena ascensão profissional, de pacientes oncológicas, entre tantas outras que optam pelo congelamento de óvulos.

Como encontrar um bom ginecologista especialista em reprodução humana?

Geralmente, a busca começa com pedidos de indicação feitos a conhecidos, colegas ou familiares. Essa ainda é uma das maneiras mais utilizadas para encontrar um profissional.

Caso não conheça ninguém que tenha precisado de assistência médica para engravidar, é possível recorrer a grupos de discussão e fóruns sobre o assunto. As redes sociais estão cheias deles e boas dicas podem surgir dessa interação, mas cuidado com marketeiros de plantao! Procure sempre pessoas que ja consultaram.

Muitas vezes, no entanto, é o ginecologista responsável pelo acompanhamento de rotina que recomenda um especialista que já conhece e confia. Mas, ainda que contar com indicações ajude bastante, essa não deve ser a única referência.

O que fazer com as indicações de especialistas recebidas?

Antes de agendar uma consulta com um especialista em reprodução assistida, vale a pena conversar com casais que já fizeram o tratamento com o respectivo especialista. Isso ajuda a sanar diversas dúvidas. Os relatos de pacientes e ex-pacientes podem auxiliar no entendimento de como é o processo e a conduta adotados pelo médico.

A maioria dos ginecologistas especialistas em reprodução humana atende em clínicas bem equipadas, as quais podem oferecer um suporte completo aos pacientes. Atente-se, também, a esse fator.

Além disso uma instituição idônea deve ser registrada no Ministério da Saúde (MS) e atender a todas as normas estabelecidas. Verificar o histórico da clínica é uma forma de se certificar de que as determinações dos órgãos competentes estão sendo cumpridas.

Quando buscar uma segunda (ou terceira) opinião?

Às vezes, a consulta com um só especialista pode deixar dúvidas ou não transmitir a segurança desejada. Por isso, o casal não deve hesitar em buscar diferentes opiniões, independentemente de o especialista ter sido muito bem recomendado.

Nenhum casal deve se sentir obrigado a seguir o tratamento de fertilidade com um profissional somente porque recebeu boas referências. Deve, pelo contrário, escolher o ginecologista especialista em reprodução humana mais adequado ao seu perfil, que tenha transmitido a segurança e a tranquilidade esperadas.

Como é o quadro de especialistas em fertilidade da Fecondare?

Na clínica Fecondare, localizada em Florianópolis, SC, o corpo clínico é multidisciplinar. Além da Ginecologia, nosso quadro é formado por profissionais das áreas de Embriologia e Psicologia. São eles:

  • Dra. Ana Lúcia Bertini Zarth, Dr. Jean Louis Maillard, Dr. Ricardo Nascimento e Dr. Marcelo Costa Ferreira, ginecologistas especialistas em reprodução humana;
  • Fernanda Souza Peruzzato e Vanessa Mesquita Prada, embriologistas;
  • Maria Gabriela Pinho Peixe, psicóloga especialista em reprodução assistida.

Por fim, lembre-se de que, muitas vezes, os tratamentos em reprodução humana podem ser longos e cheios de obstáculos. Realizá-los sem a assistência de um profissional atencioso e sensível pode ser mais prejudicial do que benéfico. A boa notícia é que, respeitadas as dicas deste artigo, certamente, você irá encontrar o ginecologista especialista em reprodução humana para ideal para você(s)!

Caso haja alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato. E se quiser nos conhecer pessoalmente, agende uma consulta. Estamos inteiramente à disposição!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2022 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude