Opções de tratamento para a mulher infértil engravidar

Publicado em: 7 de junho de 2013

Opções de tratamento para a mulher infértil engravidar

Muitos casais sofrem com a dificuldade para engravidar e muitas podem ser as razões para que essa dificuldade se faça presente. A infertilidade pode ser fruto de problemas com a mulher, problemas com o homem ou com ambos os parceiros.

Dado que algumas causas são reversíveis e outras não, e que há diversos meios para contorná-las, é importante o acompanhamento de um médico ginecologista para que o diagnóstico seja preciso e sejam fornecidas todas orientações quanto às opções terapêuticas disponíveis e os caminhos que o casal poderá seguir.

Uma causa frequente de infertilidade é a endometriose. Uma doença que se caracteriza pela presença de tecido endometrial (que é eliminado mensalmente como menstruação) em outras partes do corpo que não o intraútero. A presença deste tecido, por exemplo, nas tubas uterinas (duas extensões do útero que permitem a conexão dele com os ovários) pode causar mau funcionamento desses órgãos dificultando seu papel de ponto de encontro entre o óvulo e o espermatozoide.

Para diferentes causas, há diferentes tratamentos. Quando consideradas dificuldades para engravidar advindas da mulher, existem alguns pontos passíveis de intervenção. Essas intervenções podem iniciar apenas com mudanças no estilo de vida, como controle do peso (para mais ou para menos), diminuição do uso de tabaco, cafeína e álcool, assim como o aumento da frequência de relações sexuais, principalmente durante o período da ovulação.

Existem alguns medicamentos responsáveis por estimular a ovulação. Esses diferem em eficácia, custos e efeitos colaterais, assim como em indicações de uso. A cirurgia também é uma boa opção para algumas mulheres, assim como a inseminação artificial (o sêmen do parceiro é preparado e colocado no útero da parceira no dia da ovulação) ou a fertilização in vitro (a fecundação ocorre no laboratório e o embrião é posteriormente levado ao útero).

Uma combinação dessas técnicas pode servir de tratamento para a endometriose e diversas outras causas de infertilidade feminina. Dessa forma, a dificuldade para engravidar pode ser superada em até 90% casos e o médico ginecologista tem o papel de conduzir o casal nessa jornada para a realização desse sonho.

Conteúdo atualizado em: 4 de agosto de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: