Publicado em 16/03/2020

Como programar o momento ideal do sexo para engravidar

como-programar-o-momento-ideal-do-sexo-para-engravidar

Programar o sexo para engravidar é uma alternativa muito eficaz para os casais que estão tentando ter filhos

Ouça este conteúdo:

Além de adotar hábitos que estimulam a fertilidade e evitar outros que a prejudicam, é muito importante ter atenção à prática sexual para buscar ser o mais assertivo possível, quando o assunto é engravidar.

Leia o artigo e fique por dentro de algumas dicas interessantes para programar o momento ideal do sexo para engravidar:

Programar o sexo para engravidar funciona?

Manter a atenção voltada para o momento ideal para que a fecundação ocorra é fundamental para aumentar as chances de sucesso quando o casal está tentando engravidar. O ideal é fazer sexo nos dias que antecedem a ovulação e também no dia exato em que o óvulo é liberado pelo ovário.

Durante esse período, as chances de que os espermatozoides encontrem as tubas uterinas no momento em que o óvulo for liberado são as maiores possíveis. Chamamos esse período propício para a concepção de período fértil, que pode durar até seis dias, contados antes da ovulação até o seu dia em específico.

Vale lembrar que o óvulo liberado pela mulher permanece saudável para a fecundação apenas 24 horas após a sua liberação, embora os espermatozoides possam sobreviver no organismo feminino por até cinco dias.

Por isso, durante esse período, o ideal é aumentar o número de relações sexuais, já que as probabilidades de gravidez são as melhores durante todo o ciclo. 

Assim sendo, fazer sexo nos dias que antecedem a ovulação ajudam o casal a ter ainda mais chances de conceber, já que os espermatozoides saudáveis permanecerão ativos quando a mulher liberar o óvulo.

Mas para isso, é importante conhecer o ciclo menstrual e acompanhá-lo com atenção.

É possível saber o momento da ovulação?

Para saber o dia em que a mulher está ovulando e programar o sexo para a fecundação, é necessário saber o momento em que ocorre a ovulação.

Embora essa definição não seja completamente certeira, é possível identificar alguns sinais, cerca de três semanas antes da data da próxima menstruação:

 

  • aumento da libido sexual;
  • aumento da secreção vaginal;
  • incômodo em um dos lados do baixo ventre, que tende a piorar quando a mulher senta.

 

Entretanto, para as mulheres de ciclo irregular ou mesmo as que não observam nenhum sintoma da ovulação, será mais difícil identificar a ovulação. 

Por isso, o mais aconselhado é manter relações sexuais a casa dois ou três dias durante todo o ciclo, pois assim é possível ser mais assertivo na fecundação. Além disso, existem muitos casos em que a gravidez ocorre fora do período fértil, embora seja algo incomum. 

Evite a ansiedade

Embora alguns casais passem por muita ansiedade no momento que decidem engravidar, é importante que mantenham a calma e tranquilidade, pois o estresse pode acabar atrapalhando o processo

Além de desregular o ciclo menstrual da mulher, a ansiedade e estresse podem interferir na saúde reprodutiva do casal.

Investigue a fertilidade de perto

De qualquer forma, se o casal está tentando engravidar há mais de seis meses e não consegue, é importante que ambos passem por um teste de fertilidade

Uma investigação mais aprofundada e direcionada para cada caso é essencial para descobrir o que está dificultando o processo.

Opte por um tratamento

Mesmo após todas essas dicas, se ainda houver dificuldades para engravidar, é importante procurar ajuda médica e optar por um tratamento de reprodução assistida. A indução da ovulação com coito programado, por exemplo, é uma das maneiras eficazes para engravidar.

A indução da ovulação com coito programado é um tratamento que auxilia o processo de ovulação, otimizando a formação do óvulo para ser fecundado. Isso pode ser feito por meio de medicamentos que estimulam a produção do óvulo e identificam com maior precisão o momento da ovulação.

Dessa forma, o casal encontra-se mais apto para a fecundação. Uma vez utilizados os medicamentos, a frequência sexual deve ser mantida no momento em que mulher produz óvulos em maior quantidade.

Entenda mais sobre técnicas de reprodução de baixa complexidade, como o coito programado e a inseminação artificial, com a Dra. Ana Lúcia. 

https://youtu.be/GgR0FDmtHXI 

Quer saber mais sobre a indução da ovulação com coito programado? Leia mais sobre esse tratamento para engravidar, oferecido pela Fecondare em Florianópolis.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Jean Louis Maillard - Ginecologista - Diretor técnico médico - CRM-SC 9987 , CRM-RS 13107 e RQE 5605
Ginecologista formado na Faculdade de Medicina da PUCRS em 1983, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, Precertopship de Histeroscopia e Fellow nos Hospitais Tenon e Port Royal em Paris

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude