Publicado em 08/07/2022

Como aumentar a fertilidade masculina?

como-aumentar-a-fertilidade-masculina

saúde do sêmen é tão importante quanto uma ovulação adequada. O homem também tem papel importante para a reprodução, portanto, é relevante saber como aumentar a fertilidade masculina.

O casal que está planejando ter um bebê precisa estar ciente da sua saúde reprodutiva, não só a mulher, mas o homem também. Acontece que 30% dos casos de infertilidade é causada por fatores masculinos e, por isso, acompanhar as causas da infertilidade masculina é importante.

Tenha em mente que a forma como os testículos funcionam (uma vez que são os responsáveis por produzir os espermatozoides),pode determinar a infertilidade ou não. Fatores como o volume do sêmen, motilidade e morfologia precisam estar em ótimas condições para que uma gravidez seja concretizada.

Portanto, quando nos referimos a saúde reprodutiva do homem, muitos podem acreditar que a única forma de avaliar a fertilidade masculina é por meio da contagem de espermatozoides. No entanto, existem outras formas de avaliar a fertilidade do homem.

Como avaliar a fertilidade masculina

A contagem de espermatozoides é realmente muito importante para avaliar a infertilidade masculina, contudo, outros aspectos são tão essenciais quanto.

A movimentação dos espermatozoides, conhecida como motilidade do esperma e o formato correto e estrutura fisiológica, ou seja, a morfologia, também são fundamentais para essa avaliação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o saudável é ter cerca 15 milhões de espermatozoides por mililitro em cada amostra de sêmen na contagem. Enquanto na motilidade do esperma, é avaliado como esse espermatozoide se movimenta, ou seja, a capacidade deles “correrem” para o óvulo.

No geral, o espermograma é o exame mais indicado, uma vez que reconhece todos os fatores citados acima, além de servir  para o diagnóstico da infertilidade masculina.

Esse exame é responsável por avaliar parâmetros macro e microscópicos, como:

  • motilidade;
  • morfologia;
  • concentração de espermatozoides;
  • volume do sêmen;
  • pH do sêmen;
  • aspecto do sêmen.

É importante ter em mente que a qualidade seminal pode ser afetada por inúmeros fatores, que podem incluir estilo de vida, diabetes, traumas, varicocele e muitos outros. Por esse motivo, tomar os devidos cuidados em relação à fertilidade é indispensável.

Como preservar a fertilidade masculina

Existem muitas formas de aumentar a fertilidade masculina, mas no geral, a maioria das soluções indicam que manter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos e se abster de maus hábitos, são fundamentais.

Levar uma vida saudável é crucial não só para evitar a infertilidade, como também para evitar uma série de problemas que podem fazer mal ao nosso organismo. Portanto, optar por um estilo de vida diferente, permite ampliar a contagem de esperma e aumentar as chances de ter filhos.

Fique com algumas recomendações de como aumentar a fertilidade masculina.

Evite os maus hábitos

consumo de álcool, o uso de cigarros e drogas ilícitas são extremamente prejudiciais à saúde, principalmente para o homem que deseja ter filhos. A prática desses maus hábitos podem reduzir a contagem de espermatozoides, assim como danificá-los.

Portanto, o ideal é mudar esses costumes e adotar uma rotina mais saudável. Contudo, se não for possível evitar esses hábitos, o recomendado é tentar reduzi-los ao máximo.

Faça sexo regularmente

A frequência da relação sexual de um casal pode impactar bastante o sucesso de uma gestação natural. O ideal, é que o casal se relacione de duas a três vezes por semana.

Por isso, o sexo é recomendado durante o tratamento para infertilidade, uma vez que quando o casal deixa de se relacionar sexualmente por mais de uma semana, é comum que a motilidade de esperma diminua.

Tenha uma alimentação equilibrada

Manter uma alimentação adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo. Então, quando falamos em aumentar a fertilidade masculina, manter o peso ideal é fundamental, e uma das formas de conseguir esse resultado é através da correção dos hábitos alimentares.

Além disso, a nutrição é uma forte aliada no que diz respeito a manter os espermatozoides saudáveis, assim como facilitar a fertilização do óvulo. Por isso, ter uma dieta balanceada e fazer um acompanhamento com um nutricionista é ideal para avaliar se o organismo tem falta ou excesso de minerais ou vitaminas.

Pratique exercícios regularmente

Essa prática deve ser feita junto a uma alimentação balanceada, uma vez que tanto a obesidade quanto a magreza podem prejudicar a fertilidade, por isso, é muito importante ter um equilíbrio.

O mais recomendado é fazer exercícios por pelo menos 30 minutos todos os dias, dessa forma é possível reduzir o estresse, já que ele também é prejudicial à fertilidade. Além disso, os exercícios podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma, aumentando as chances de fecundação.

Tenha em mente que essas dicas para aumentar a fertilidade masculina não substituem uma consulta médica, afinal, é fundamental buscar um especialista em reprodução humana caso haja problemas em relação à fertilidade.

Somente o profissional pode dar um diagnóstico preciso, além de avaliar minuciosamente quais as possíveis causas da dificuldade para engravidar.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Fecondare! Aproveita e segue a gente nas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook YouTube, dessa forma você não perde nenhum dos nossos conteúdos!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2022 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude