Prevenir a infertilidade pode ser uma das melhores maneiras de facilitar a gravidez, isso porque aderir a hábitos e medidas mais saudáveis podem fazer toda a diferença na vida das pessoas.
Tenha em mente que os sistemas reprodutores do homem e da mulher são bastante complexos, por isso, problemas relacionados à infertilidade podem ter diversas origens. Os casos mais complicados requerem acompanhamento médico e o tratamento deve ser realizado de acordo com o histórico do paciente e a origem do problema.
Apesar de muitos casos de infertilidade terem origem genética, existem medidas preventivas que podem evitar o uso de medicamentos e de procedimentos de alto custo. Além disso, essas mesmas medidas podem ajudar a prolongar o período fértil – no caso das mulheres.
Como prevenir a infertilidade
Antes de mais nada, é importante entender que a infertilidade conjugal é definida pela dificuldade de um casal engravidar, mesmo após relações sexuais frequentes sem o uso de nenhum método contraceptivo.
Segundo a Associação Brasileira de Reprodução Assistida, essa situação costuma acometer cerca de 10% a 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo inteiro. Além disso, muitas podem ser as causas da infertilidade.
Aproximadamente oito milhões de pessoas podem ser inférteis e, por isso, a procura por formas de prevenir a infertilidade é tão grande. Em vista disso, nós separamos algumas das medidas preventivas importantes para proteger a fertilidade. Confira a seguir.
1. Alimentação balanceada
A alimentação tem bastante influência sobre a fertilidade, afinal, manter uma alimentação saudável garante o bom funcionamento de todo o organismo. A ingestão de nutrientes de forma equilibrada aumenta as chances de ter uma gravidez saudável, além de ajudar no período da amamentação e no desenvolvimento do bebê.
No geral, uma boa nutrição é capaz de melhorar a qualidade do óvulo, assim como a implantação do embrião e a qualidade do endométrio. A quantidade e a qualidade dos espermatozoides também sofrem influência direta da qualidade nutricional do homem.
Contudo, é importante seguir a orientação de um nutricionista durante esse período, uma vez que alguns alimentos, se consumidos em excesso, causam distúrbios hormonais e dificultam a ovulação.
2. Atividade física
Praticar atividade física é fundamental para o corpo, independente do momento da vida, principalmente para aqueles que querem engravidar. São muitos os benefícios das atividades físicas para quem deseja conseguir a tão sonhada gravidez.
No geral, a recomendação dos especialistas é de que a prática da atividade física ocorra ao menos três vezes por semana. Com essa periodicidade, evita-se todos os malefícios causados pelo sedentarismo.
A prática de exercícios físicos também diminui as chances de desenvolver ou agravar doenças cardiovasculares e a diabetes e ainda auxilia no tratamento da obesidade. Abandonar o sedentarismo, portanto, auxilia de forma significativa o processo de gravidez.
3. Proteja-se de infecções sexualmente transmissíveis
Desde o momento que se inicia a vida sexual é importante estar atento a todas as formas de proteção. Algumas infecções sexualmente transmissíveis, além de causarem sérios danos à saúde, podem prejudicar a fertilidade tanto do homem quanto da mulher.
Infecções por gonococo e clamídia, por exemplo, podem atingir as trompas e causar obstrução e alteração funcional e ainda evoluir para um quadro de infertilidade. Muitas vezes, a infecção não é percebida e só se tem ciência do problema no momento em que se deseja engravidar.
O sexo seguro ainda protege contra a AIDS e a hepatite, evita o surgimento do câncer do colo do útero e garante que o aparelho reprodutor (feminino e masculino) não seja prejudicado por doenças que podem ser evitadas.
4. Evite a obesidade
Sabe-se que a obesidade está diretamente ligada ao sedentarismo, representando um sério problema de saúde pública segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Diversas pesquisas relacionam o excesso de peso com alterações hormonais, afetando tanto a ovulação quanto a produção de espermatozoides. A obesidade também pode causar diversos problemas durante a gestação.
5. Prefira roupas leves e confortáveis
Essa dica serve especialmente para os homens. Roupas apertadas e de tecido sintético podem aumentar a temperatura dos testículos, o que prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides.
6. Idade
Esse é um problema que atinge mais as mulheres, principalmente a partir dos 35 anos. Ocorre que o potencial reprodutivo feminino decai de forma considerável com o tempo, por isso, a partir dessa idade, é mais difícil de ocorrer a fecundação.
A indicação dos médicos é de que as mulheres que pretendem engravidar depois desse período congelem os óvulos a fim de garantir o potencial reprodutivo. Há ainda a possibilidade de utilizar óvulos doados. Esse procedimento diminui os riscos de abortamentos e o desenvolvimento de doenças cromossômicas.
Uma solução para as mulheres que desejam adiar a maternidade é a criopreservação, técnica de reprodução assistida que consiste no congelamento de óvulos, sêmen e embriões. Essa técnica permite preservar a qualidade das células reprodutivas.
7. Tabagismo
Mulheres fumantes podem apresentar maior dificuldade para engravidar do que aquelas que não fumam. Os componentes do cigarro provocam danos aos ovários, aceleram a chegada da menopausa e ainda alteram geneticamente os óvulos.
Como você pode ver, a infertilidade, em muitos casos, é provocada pelo mau funcionamento do organismo e pode ser evitada. Se for necessário, faça uma mudança gradativa nos seus hábitos e garanta uma gravidez tranquila, para que seu bebê tenha um desenvolvimento saudável.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre as formas de prevenir a infertilidade! A Fecondare é uma clínica de fertilização localizada em Florianópolis, que preza pelo sonho das pessoas em conseguir a tão sonhada gravidez. Entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta.
Você também pode seguir a Fecondare nas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube, assim você fica por dentro de todos os nossos conteúdos.