10/12/2018

5 benefícios das atividades físicas para quem quer engravidar

Cuidar do próprio corpo é fundamental em qualquer momento da vida, mas os benefícios das atividades físicas para a fertilidade podem ser decisivos na hora da gestação. Segundo os especialistas, a recomendação de movimentar o corpo com uma programação de exercícios leves ou moderados, está no topo da lista das futuras mamães e papais. Conheça os motivos pelos quais as atividades físicas se tornam tão importantes no momento anterior à gravidez.

Ouça este conteúdo: 

Quais os benefícios das atividades físicas para quem deseja engravidar?

Os benefícios de praticar exercícios físicos diariamente são imensos e importantíssimos para a saúde de qualquer pessoa. Porém, se a vontade de engravidar estiver presente, essa ação aumenta ainda mais sua importância. Conheça 5 motivos importantes das atividades físicas para a gestação.

1. Aumento da fertilidade 

A prática de atividade física de intensidade moderada pode aumentar  a fertilidade de maneira significativa. Caso os exercícios sejam feitos de maneira regular e equilibrada, o organismo feminino se encontrará cada vez mais saudável para a gestação. Isso se dá pela manutenção do peso ideal e o correto funcionamento do metabolismo

A recomendação, junto à rotina moderada de exercícios, é seguir uma dieta saudável porque  é importante ter uma quantidade mínima de gordura corporal para engravidar. Para os homens, a prática de exercícios regulares também pode melhorar a qualidade do esperma.

Por outro lado, haverá dificuldade para engravidar se os exercícios físicos escolhidos forem exagerados ou de alto impacto, assim como se a mulher não se exercitar de maneira significativa. 

2. Estimulação da melhoria do sistema cardiovascular e respiratório

A gravidez exige bastante saúde do corpo feminino, o que aumenta a necessidade de estar bem alinhada, principalmente, aos sistemas cardiovascular e respiratório. No início da gestação, é fundamental que essas funções do organismo atendam a demanda aumentada do corpo da mamãe.

Além disso, a medida em que o bebê cresce, o espaço dentro da mãe acaba empurrando alguns órgãos, como o pulmão. Por isso, se a mulher já vier praticando exercícios físicos leves antes da gestação, esse incômodo e o consequente cansaço pode diminuir.

3. Adaptação à mudança corporal

O aumento do volume do útero, da região abdominal e das mamas alteram o centro gravitacional feminino, causando maior desconforto para sustentação do corpo, principalmente nos primeiros meses de gravidez. Por isso, as mulheres ativas se adaptam muito melhor ao novo centro gravitacional do que as mulheres sedentárias

Da mesma maneira, mulheres que fazem exercício físico regular são capazes de relaxar, diminuindo o estresse e possíveis crises de insônia. Além disso, os desconfortos musculares e ósseos, causados pelo crescimento do feto, são mais reduzidos. 

4. Prevenção do sobrepeso 

As mulheres que se exercitam antes de engravidar evitam o sobrepeso tão indesejado, que aparece durante a gravidez. Assim, além de diminuir os níveis de gordura corporal, a prática de atividade física facilita a perda de peso após o parto.

5. Fortalecimento dos músculos

Os exercícios físicos ajudam a fortalecer determinados músculos importantes às mulheres que buscam por um parto normal. São eles:

  • região lombar: precisa estar forte para evitar as fortes dores nas costas, que se dão pela musculatura não preparada para a gestação;
  • assoalho pélvico: importante para gerar mais força para o parto normal e ajudar às idas ao banheiro constantes no final da gestação.

Atenção aos exercícios

É importante que os exercícios tenha a constância de seis meses anterior à fecundação. Por isso, o ideal é optar por exercícios leves, como caminhada e hidroginástica, por exemplo. Caso você deseja engravidar, esteja atenta às dicas para preparar a chegada do seu bebê. 

É possível acompanhar outros assuntos sobre fertilidade em nosso blog, conheça também nosso ebooks. O download é grátis.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

2019 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude