Como parte do tratamento em reprodução assistida, a Fecondare, clínica de fertilização em Florianópolis, busca atender às necessidades psíquicas de seus pacientes por meio do acompanhamento psicológico para tentantes.
Disponibilizamos um espaço apropriado para acolher anseios, questionamentos e reflexões, já que esta situação mobiliza sentimentos tão intensos e particulares. É o momento adequado para que os pacientes se familiarizem com o procedimento que irão realizar, expressem suas expectativas e compreendam as vivências atuais.
Geralmente os casais que se submetem a um dos tratamentos disponibilizados pela reprodução humana assistida, costumam trazer naturalmente a ansiedade pela espera e o desejo de que o procedimento resulte na tão esperada gravidez.
É fundamental que esses casais busquem ajuda para compreender os estágios do processo e assimilar os sentimentos de cada fase. Contudo, para entender melhor sobre esse processo, é importante saber sobre a importância de um acompanhamento psicológico.
A importância do acompanhamento psicológico
Independente do momento, fazer um acompanhamento psicológico é de extrema importância para a saúde mental de uma pessoa.
Segundo a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), a saúde mental não é resumida apenas a ausência de algum tipo de doença mental, mas sim a todo um desenvolvimento psicológico de um indivíduo com o passar dos anos.
Ter um bom acompanhamento psicológico faz com que a pessoa consiga administrar melhor seus próprios relacionamentos, ajudando em diversos aspectos do cotidiano.
Por meio do acompanhamento psicológico, a psicóloga fará o possível para que os pacientes se sintam ouvidos e tenham seus desejos, temores e dores significados em sua história.
Por isso, quando falamos em situações como diagnóstico de doenças graves e até mesmo procedimentos como a reprodução assistida, o acompanhamento psicológico ganha muito mais importância.
Como é feito o acompanhamento psicológico para tentantes
Para aqueles que estão tentando conceber, sabemos que a pressão pode ser bastante. Por isso, o profissional irá auxiliá-los a lidar com os medos, angústias e fantasias geradas pela condição que frustrou a possibilidade de conceber um filho naturalmente.
Além disso, é papel da psicóloga levar o casal ou pacientes a refletir sobre as decisões que deverão tomar em relação aos tratamentos, proporcionando escuta e apoio de forma personalizada, conforme as necessidades e trajetórias de cada um.
Para muitos pacientes, apenas uma avaliação inicial é necessária, mas há aqueles para quem um acompanhamento ao decorrer de todo o tratamento pode ser o mais indicado. Nesses casos, o casal deve solicitar um acompanhamento mais próximo, com uma clínica de confiança.
O mais importante é compreender a condição da infertilidade como algo que muitas vezes pode ser superado. Independente da infertilidade estar relacionada aos problemas de saúde da mulher ou do homem, ela irá continuar refletindo sobre o casal, e isso não pode se tornar uma complicação.
Portanto, o acompanhamento psicológico deve ser destinado a ambos, para que juntos, consigam entender seus sentimentos, podendo se comunicar sobre essa nova realidade e decidir juntos sobre o que fará bem a eles.
A medicina oferece tudo o que está ao seu alcance para promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Mesmo assim, existem muitas questões que não são facilmente solucionadas, geralmente associadas aos fatores psicológicos.
Ao perceber que o problema para engravidar não é exclusivamente seu e que há uma série de alternativas e possibilidades para ter o bebê, novas atitudes podem ser tomadas, assim como uma conduta diferente de enfrentamento.
O acompanhamento psicológico para tentantes permite o preparo emocional dos futuros pais, facilitando o enfrentamento das questões relacionadas à futura gravidez, como também o caminho a ser percorrido até atingir o objetivo.
Esperamos ter esclarecido possíveis dúvidas sobre a importância do acompanhamento psicológico para tentantes.
Gostou do artigo e quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então te convidamos a acessar o nosso blog e acompanhar todos os nossos materiais.
Além disso, nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) também estão abertas para você tirar suas dúvidas e acompanhar curiosidades, novidades e atualizações sobre a fertilização.