São muitos os pacientes que buscam entender o que é espermograma, uma vez que nunca tinham ouvido falar sobre o exame. Definido como o exame de maior importância quando falamos sobre infertilidade masculina, o espermograma é essencial na investigação das causas da infertilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) essa condição é um problema que afeta a população masculina com mais frequência do que muitos imaginam. Diversas podem ser as causas desse problema nos homens, como a varicocele, infecções que não foram devidamente tratadas e até mesmo o estilo de vida.
Por isso, é muito importante buscar ajuda especializada quando a dificuldade de engravidar for uma realidade. Saber as causas da infertilidade masculina é o primeiro passo para determinar as melhores formas de tratamento.
Durante a consulta com o especialista em reprodução humana, é fundamental que ele solicite determinados exames, sendo um deles o espermograma.
Para que serve o espermograma?
O espermograma é um exame que, além de identificar as causas da infertilidade, avalia a qualidade dos espermatozoides e a saúde do sistema reprodutor masculino. Os especialistas costumam indicar esse procedimento em casos de:
- suspeita de infertilidade masculina;
- diagnosticar determinadas patologias masculinas;
- confirmar o sucesso da vasectomia ou da reversão do procedimento;
- acompanhar pacientes quimioterápicos.
Ou seja, é um exame fundamental para avaliar o número, velocidade e a forma dos espermatozoides, itens essenciais para que o homem seja fértil.
Como o exame é realizado?
O exame é feito através da coleta de sêmen de uma única ejaculação conseguida por masturbação, realizado em ambiente ambulatorial, mais precisamente em uma sala que conta com alguns estímulos visuais para ajudar o homem.
A partir daí, o frasco com a amostra de sêmen é entregue aos profissionais, para que seja enviado ao laboratório, onde os testes necessários serão feitos. Em um primeiro momento, apenas a coloração, liquefação, volume, viscosidade e pH serão analisados, a morfologia, a motilidade e a quantidade dos espermatozoides são estudados depois.
De modo geral, é fundamental que todos esses fatores sejam analisados pelos profissionais, uma vez que irão apontar a capacidade reprodutiva do homem.
Esperamos ter esclarecido o que é o espermograma! Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe e marque uma avaliação. Quer ler mais conteúdos como esse? Então fique de olho no nosso blog e redes sociais (Instagram e Facebook),para não perder nenhuma atualização.