10/03/2020

Qual a diferença entre esterilidade e infertilidade?

qual-a-diferenca-entre-esterilidade-e-infertilidade

Esterilidade e infertilidade: existe diferença?

Ouça este conteúdo:

De acordo com o Dr. Jean Louis Maillard (CRM-SC 9987/ CRM-RS 13107/ RQE 5605), ginecologista da Fecondare, não há diferença enquanto o significado de infertilidade e esterilidade, já que ambas nomenclaturas definem problemas para engravidar.

No entanto, há alguns critérios que especificam melhor cada um dos termos e esclarecem essa questão, no que diz respeito às suas causas. Leia o artigo e descubra:

Esterilidade e infertilidade: qual é a diferença?

Podemos dizer que a diferença entre esterilidade e infertilidade é apenas a porcentagem de chance de gerar filhos. Ou seja, o diagnóstico de infertilidade presume que as chances de gravidez estão diminuídas, enquanto a esterilidade indica que a capacidade de procriar é completamente nula.

O que acontece é que a esterilidade consiste na impossibilidade de produzir gametas sexuais, como os óvulos, espermatozoides ou zigotos, que seria a fusão entre o gameta masculino e feminino. 

Já a infertilidade é caracterizada pela dificuldade de engravidar em até um ano de vida sexual contínua sem a utilização de métodos contraceptivos. Isso acontece pela disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas sexuais ou do concepto, que corresponde às estruturas embrionárias que se desenvolvem a partir o zigoto.

Além disso, é importante compreender que a infertilidade e a esterilidade podem acometer tanto os homens, quanto as mulheres. Entenda como se manifestam:

Infertilidade masculina e infertilidade feminina

De forma geral, podemos dizer que a causa da dificuldade para engravidar é decorrente de fatores diversos, assim como de condições congênitas ou hereditárias. Veja o que é e o que se relaciona com a infertilidade feminina e a infertilidade masculina:

Infertilidade masculina

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos casos de infertilidade são decorrentes de fatores masculinos. Podemos classificar como os fatores da infertilidade masculina:

 

  • fatores hormonais;
  • criptorquidia;
  • infecções como uretrite, infecção urinária e prostatite;
  • obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
  • doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • doenças neurológicas;

 

  • traumas testiculares.

Dessa forma, essas condições fazem com que o homem seja incapaz de depositar uma quantidade adequada de espermatozoides na vagina para que a concepção aconteça.

Além disso, da mesma maneira, quando há distúrbios na motilidade dos espermatozoides, assim como anomalias morfológicas, o homem também está incapacitado de gerar filhos normalmente.

Infertilidade feminina

Já a infertilidade feminina, está relacionada a diversos fatores específicos, que reúnem desde causas ovarianas e ovulares, causas tubárias e do canal endocervical, causas relacionadas à implantação do embrião e também ligadas à fertilização.

Descrevemos como causas da infertilidade feminina:

  • síndrome dos ovários policísticos;
  • ausência de ovulação;
  • insuficiência ovariana prematura;
  • secreção excessiva de prolactina;
  • menopausa precoce;
  • hipotireoidismo;
  • endometriose;
  • infecção pélvica;
  • alteração na secreção do muco cervical;
  • desequilíbrio hormonal;
  • alteração nos cromossomos;
  • idade (a partir dos 37 anos).

Além disso, algumas causas de infertilidade que acometem tanto os homens, quanto as mulheres são: uso de drogas; diabetes; doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); histórico de radioterapia e quimioterapia.

De qualquer maneira, quando há qualquer dificuldade para engravidar, é necessário contar com um tratamento de reprodução assistida para que o casal possa ter filhos.

Como é feito o diagnóstico?

Na maioria das vezes, a diferença entre esterilidade e infertilidade nem sempre é diagnosticada com precisão, o que não interfere nos resultados. Ou seja, de qualquer maneira, sendo infértil ou estéril, o tratamento alternativo para engravidar auxilia ambos os casos.

Para diagnosticar a incapacidade de engravidar naturalmente, alguns exames são solicitados, como:

  • ultrassonografia transvaginal: capaz de avaliar o útero, ovários, colo do útero, vagina e trompas de falópio;
  • histerossalpingografia: exame que avalia a obstrução das trompas uterinas;
  • espermograma: faz a avaliação dos espermatozoides enquanto concentração, morfologia, vitalidade e motilidade;
  • histeroscopia: permite uma visualização direta da cavidade uterina.

E após identificar o diagnóstico de infertilidade e esterilidade, o que pode ser feito para engravidar?

Como tratar o problema?

Para tratar a infertilidade ou esterilidade, um especialista irá indicar a causa e o grau do problema. A partir disso, é recomendado um tratamento medicamentoso para tratar infecções ou outras causas, além de uma reposição hormonal, caso essa seja a situação. 

No entanto, caso não haja sucesso nesses tratamentos ou para situações de outras causas de infertilidade, o ideal é procurar uma clínica de reprodução assistida e optar por métodos alternativos para engravidar.

Assim, é possível acompanhar o seu caso de perto e descobrir qual é a melhor opção para a sua situação. Uma clínica de reprodução assistida de confiança irá te ajudar em todo o processo.

Gostou do artigo? Navegue por nosso site e conheça os tratamentos para infertilidade que oferecemos.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: E-saúde

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude