O mês de janeiro é marcado pelo início de um novo ano, mas você sabia que o primeiro mês do ano também se dedica para a campanha de conscientização sobre a saúde mental? Pois é, a campanha janeiro branco começou em 2014 com o intuito de promover mais informação sobre os cuidados com a saúde mental, e abrir espaço para essa discussão tão importante!
Segundo o Ministério da Saúde, a saúde mental vai muito além de doenças, ela está diretamente relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências da vida. Cuidar da saúde mental é ter conhecimento que todo ser humano possui limites e que é necessário lidar com as próprias emoções, assim como os próprios desejos.
Os transtornos mentais são caracterizados pela combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamento anormais de cada um, a mistura desses fatores podem causar uma grande ansiedade, capaz de afetar a forma como as pessoas se relacionam com outras. Por isso, esse cuidado é tão importante.
Janeiro branco e a reprodução assistida, qual a relação?
Pacientes com histórico de infertilidade, na maioria das vezes, apresentam fatores emocionais mais fortes, uma vez que o estresse e a ansiedade estão associados diretamente ao problema.
A infertilidade, problema que afeta milhões de pessoas em idade reprodutiva, é definida como a dificuldade de engravidar mesmo após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos.
O ideal, nesses casos, é que o casal ao perceber a dificuldade busque por um especialista em reprodução assistida, com o objetivo de investigar as prováveis causas da infertilidade.
Contudo, quando esses casais chegam até uma clínica de reprodução assistida, eles estão, na maioria dos casos, fragilizados. O medo, as especulações sobre o estado de saúde, a culpa, tudo isso é capaz de afetar o psicológico de uma pessoa.
Tenha em mente que a situação em si já é difícil, envolve muitos sentimentos, além das expectativas do casal. Os pacientes precisam lidar com o problema de maneira cautelosa, para que o sofrimento não aumente no meio do caminho.
É muito comum que casais que precisam se submeter a qualquer um dos tratamentos de reprodução humana assistida, estejam ansiosos pela espera, uma vez que o desejo pela gravidez é grande e o receio de que ele não funcione é ainda maior.
Tanto o estresse, como a ansiedade são problemas dificilmente percebidos, principalmente com a correria do dia a dia. Isso faz com que as emoções se acumulem e prejudiquem a saúde das pessoas. Por esse motivo, é fundamental que as tentantes façam um acompanhamento psicológico durante todo o tratamento.
Fecondare: acompanhamento psicológico para tentantes
Agora que você entendeu a relação entre janeiro branco e a reprodução assistida, é fundamental buscar por clínicas que ofereçam esse cuidado. Saber a importância de cuidar da saúde mental é uma prioridade de todos, principalmente de quem está tentando uma gravidez.
A Fecondare, clínica de fertilização em Florianópolis, entende que os casais precisam estar bem psicologicamente para que o emocional ajude no sucesso do tratamento, uma vez que o estresse e a ansiedade são fatores que podem interferir na fertilidade.
Por isso, buscamos atender todas as necessidades dos nossos pacientes, oferecendo, como parte do tratamento de reprodução assistida, um acompanhamento psicológico, além de um grupo de apoio para tentantes.
Aqui você encontra um espaço apropriado para acolher todas as aflições e até mesmo questionamentos dos nossos pacientes. É durante as consultas com um psicólogo que o casal pode se familiarizar não só com o procedimento, mas também entender aquele momento e expressar suas expectativas e desejos.
O acompanhamento psicológico é ideal para que o casal se prepare emocionalmente para enfrentar as questões relacionadas à futura gravidez, incluindo todo o caminho até a concepção.
Esperamos ter esclarecido sobre a importância da campanha do Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental. Ainda tem dúvidas ou quer marcar uma consulta com nossos profissionais? Entre em contato com a nossa equipe. Você também pode acessar nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos.