Como o envelhecimento do homem afeta a fertilidade

Publicado em: 31 de outubro de 2016

Como o envelhecimento do homem afeta a fertilidade

Diferentemente do que ocorre com a mulher, o homem não possui um estoque de gametas (neste caso de espermatozoides) desde que nasce e que vai diminuindo com o tempo até se esgotar, quando então ele não poderia mais se reproduzir. Mas, nem por isso ele está livre dos efeitos que o envelhecimento possa ter sobre a sua fertilidade. O envelhecimento do homem afeta a fertilidade dele, mas de maneira diferente. Sua capacidade reprodutiva começa a cair a partir dos 35 anos de idade, mesmo assim é possível vermos homens com 80 anos se tornando pais.

O consumo exagerado de álcool, o acúmulo de toxinas no organismo com o passar dos anos e o uso de anabolizantes comprometem a saúde reprodutiva do homem, mas as principais causas da infertilidade masculina são alteração hormonal, infecções e varicocele (varizes testiculares). Nos casos em que não é possível se definir uma causa exata, a infertilidade é denominada “idiopática”.

A infertilidade de causa hormonal, tanto quanto a idiopática, possuem tratamentos pouco específicos para o problema, pois por um lado não se sabe qual a causa (idiopática) e por outro não se compreende exatamente quais são os reguladores do sistema reprodutivo masculino para se poder atuar sobre eles (alteração hormonal). Ao final, recorre-se à reprodução assistida.

Envelhecimento do homem afeta a fertilidade de forma diferente da mulher

Mas, independentemente de quaisquer fatores que estejam atuando externamente sobre a capacidade reprodutiva do homem, o fato é que, ainda que os espermatozoides não se esgotem com o tempo, eles diminuem em quantidade e em concentração no líquido seminal (o próprio sêmen também diminui em quantidade), apresentam mudanças em seu formato e velocidade, e sofrem alterações genéticas que também afetam a sua qualidade. O envelhecimento afeta a fertilidade, ainda, por vir acompanhado por alteração da produção hormonal e, muitas vezes, disfunção sexual, que podem dificultar a reprodução.

Dessa forma, o homem também deve considerar o seu envelhecimento, junto com diversos outros fatores, como algo que possa afetar a sua capacidade reprodutiva. E essa consideração é muito importante na hora de realizar o seu planejamento familiar.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: