A maternidade e a carreira são dois fatores que quase sempre estão em atrito, o motivo? Muitas mulheres abdicam de suas profissões para realizar o sonho de serem mães. Contudo, nos dias de hoje, cresce o número de mulheres que escolhem adiar a maternidade em função do trabalho.
É importante destacar que a participação da mulher no mercado de trabalho é uma realidade da sociedade atual. De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) essa ascensão profissional é um dos principais motivos que levam as mulheres a focar na vida profissional, deixando o desejo de construir uma família para depois.
Nos últimos anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cada vez mais mulheres colocam a gravidez em segundo plano. Contudo, o que muitas não sabem é que a partir dos 35 anos, há uma queda significativa da reserva ovariana das mulheres e isso pode dificultar muito a gravidez.
Com o envelhecimento, a fertilidade feminina vai diminuindo, fator causador da dificuldade de gravidez nas mulheres com idade mais avançada. Por isso, adiar a maternidade pode ser um risco para aquelas que desejam a gravidez em algum momento da vida.
É nesse contexto de escolha entre maternidade e carreira que as técnicas de reprodução assistida entram, possibilitando que as mulheres sejam mães aos 40 anos.
Maternidade e carreira: congelamento de óvulos como opção
A reprodução assistida é definida como um conjunto de técnicas que auxiliam um casal a engravidar, após pelo menos um ano de tentativas falhas. Essas técnicas constituem na manipulação dos gametas (espermatozoide ou óvulo) e dos meios de fecundação.
Nas técnicas de reprodução assistida, existem diversos procedimentos, entre eles:
- indução da ovulação com o coito programado;
- injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI);
- fertilização in vitro (FIV);
- inseminação artificial (IA);
- congelamento de óvulos, sêmen e embriões.
O congelamento de óvulos, também chamado de criopreservação, é uma das técnicas mais utilizadas pelas mulheres que desejam adiar a maternidade em função da carreira, ou por qualquer outro motivo.
A criopreservação é uma alternativa para a preservação da fertilidade, com o objetivo de manter a qualidade das células reprodutivas, garantindo a segurança de uma gravidez no futuro. Essa técnica consiste em congelar os óvulos através de três etapas principais: a estimulação ovariana, a punção folicular e a vitrificação. Entenda:
Portanto, mulheres mais novas que estejam preocupadas com a diminuição da fertilidade e com o desejo de ter filhos no futuro, a criopreservação é uma ótima alternativa. O ideal, é procurar por um especialista em reprodução assistida e ter uma conversa aberta sobre suas vontades e objetivos.
Tenha em mente que o congelamento de óvulos não garantirá que a gravidez de fato aconteça, mas dará maiores chances à mulher de realizar o sonho de ter um bebê.
Onde realizar a criopreservação?
Antes de mais nada, é importante lembrar que somente um profissional especializado é capaz de fornecer as orientações necessárias para a mulher que deseja realizar a criopreservação. Por isso, encontrar uma clínica de fertilidade de segurança é o primeiro passo para preservar a fertilidade.
A Fecondare é uma clínica de fertilização em Florianópolis, cujo objetivo é auxiliar casais a realizarem o desejo de ter uma família, independente do momento em que ocorra. Aqui, a mulher pode se sentir à vontade para conversar com o profissional sobre a possibilidade de adiar a maternidade em função da carreira.
O crescimento profissional e pessoal continua sendo um dos principais motivos para a gravidez tardia, e nossa equipe está sempre preparada para recebê-las com tratamentos individualizados.
A clínica garante acolhimento, conforto e, acima de tudo, privacidade, para que todos se sintam confortáveis desde a primeira consulta. Lembre-se que as taxas de sucesso de uma gravidez também dependem da clínica de reprodução humana escolhida, e independente de onde realizar a criopreservação, você deve se sentir seguro desde o primeiro atendimento.
Entre em contato com a equipe da Fecondare e conheça a clínica! Esperamos ter esclarecido a relação entre maternidade e carreira. Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então acesse o nosso blog e acompanhe nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube).