07/03/2020

Hábitos para uma gestação saudável

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Viver uma gestação saudável é fundamental para que esse processo seja o mais enriquecedor possível para a mulher que o experiencia. 

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Além de proporcionar saúde ao bebê, os devidos cuidados, durante a gravidez, auxiliam a gestante a manter o equilíbrio mental e emocional durante essa fase tão sonhada.

Leia o artigo e conheça algumas dicas valiosas de como manter a gestação saudável, assim como a saúde psicológica da mãe:

3 dicas essenciais para uma gestação saudável

Para manter a gestação saudável, é preciso fazer um pré-natal muito bem acompanhado e seguir à risca as orientações médicas. 

Dentre as orientações médicas, vale a pena destacar algumas dicas fundamentais, que você não pode deixar de incluir na rotina durante a gravidez. Confira:

1.Manter atenção total aos nutrientes

O período gestacional exige algumas necessidades nutricionais aumentadas, para que a variedade e quantidade de determinados alimentos sejam precisas à necessidade da mãe e, consequentemente, do bebê.

Inclusive, um estudo recente constatou que grande parte das gestantes, necessitam de melhorias na qualidade da dieta. Além disso, a maioria das mães sente-se insegura quanto aos nutrientes fundamentais para a sua saúde.

Obviamente, são inúmeros os nutrientes indicados para as gestantes e a alimentação deve ser prescrita por um nutricionista mediante cada caso em específico. Mas de forma geral, alguns nutrientes não podem faltar na dieta de uma mulher grávida. São eles:

  • ácido fólico: conhecido também como vitamina B9, o ácido fólico auxilia no processo de formação do tubo neural do bebê;
  • ferro: auxilia na produção de hemoglobina, o que interfere na melhor oxigenação do cérebro e no sono tranquilo da mãe, assim como no aumento da imunidade e melhora da circulação sanguínea;
  • vitamina B6: as mulheres que sofrem com enjoos frequentes podem aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B6;
  • vitamina B12: ajuda na formação correta das células e do sistema neurológico do bebê.

Também é fundamental aumentar o consumo de folhas, legumes e frutas em geral, pois auxiliam tanto no bem-estar da mãe, quanto nos processos de formação do bebê.

É importante lembrar que muitas vezes, mesmo com uma alimentação balanceada, a mãe ainda necessita suplementar alguns nutrientes fundamentais, como ferro, ácido fólico, ômega 3 e vitamina B12. Isso é fundamental para oferecer ao bebê todo o suporte para o seu crescimento saudável.

2.Fortalecer a região pélvica

O fortalecimento da região pélvica é fundamental para o momento do parto e também no pós-parto. Alguns exercícios são indicados para fortalecer o assoalho pélvico, exercendo um maior controle e saúde para a bexiga, útero, uretra e vagina. 

Além disso, esses exercícios aliviam a dor e previnem possíveis disfunções no pós parto.

Vale lembrar que a fisioterapia pélvica melhora a qualidade da gestação, de forma geral, reduzindo dores na coluna, além de inchaço e fadiga constante. Para quem opta pela cesárea, a fisioterapia pélvica durante a gravidez também ajuda na cicatrização e recuperação da parede abdominal.

3.Exercícios físicos sim!

Praticar exercício físico é fundamental para qualquer ser humano se manter saudável e as futuras mamães não ficam de fora. 

Isso pois o exercício físico diminui o risco de complicações obstétricas, assim como ajuda com os quilos a mais e também reduz quadros de depressão e estresse.

No entanto, é importante fazê-los sob acompanhamento de um profissional e ter cuidado para não exagerar. 

Assim, as atividades mais recomendadas são: yoga, pilates e RPG (Reeducação Postural Global), pois são atividades de baixo impacto, mas que ajudam muito na movimentação e fortalecimento do corpo.

Da mesma forma, o exercício físico ajuda a manter a saúde psicológica da gestante, um outro fator fundamental para levar uma gestação saudável. 

Veja o quanto isso é importante:

Gestação saudável: como a saúde psicológica da mãe influencia?

Durante todo o período gestacional, a mulher se prepara para a chegada do bebê. No entanto, muitas vezes, esse momento tão intenso é repleto de turbulências, já que a mulher pode sentir-se assustada com tantas mudanças acontecendo.

Mas não há nada a temer, quando a gestação é guiada por um acompanhamento psicológico. Quando isso acontece, a mulher torna-se forte o bastante para passar por todo o processo da melhor forma possível. 

Uma vez amparada para expressar suas emoções, a gestante se sente segura e tranquila e esse é um fator fundamental para que a gravidez seja um sucesso.

Além disso, quando a mulher cuida da sua saúde emocional e psicológica, está, ao mesmo tempo, fazendo a prevenção da depressão pós-parto, assim como de outros problemas.

O acompanhamento psicológico da gestante durante todo o pré-natal auxilia a mulher a lidar com as seguintes questões:

Além disso, o acompanhamento busca orientar à mãe sobre as mudanças que acontecem com o corpo físico durante a gestação, assim como o momento do parto e todas as dúvidas e preocupações envolvidas.

De forma geral, o trabalho psicológico visa trazer as principais temáticas sobre o papel de ser mãe, atuando como uma preparação para esse momento.

Após o nascimento

É importante considerar que a saúde psicológica da mãe deve ser acompanhada também após o nascimento do bebê. Ou seja, após o período de tensão causado pelas expectativas, novos sentimentos vem à tona quando é chegado um novo integrante na família.

Nesse momento, surgem novas dúvidas e questionamentos, e a mãe pode se sentir sobrecarregada. Por isso, reservar um momento para isso é uma questão de prioridade e merece a atenção e compreensão pelo restante da família.

Questões como a dificuldade de lidar com as emoções no pós-parto, assim como a dificuldade no aleitamento materno são trabalhadas, juntamente com as inúmeras outras questões que podem vir à tona durante esse momento.

Dessa forma, o papel de se tornar mãe, de fato, deve ser amparado por um profissional. Além disso, é fundamental que os amigos e familiares da mãe também possam ajudá-la a ter mais segurança nesse processo.

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Publicado por: E-saúde

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Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

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