Muitos homens acreditam não ser necessário fazer determinados exames quando a dificuldade de engravidar bate na porta, com isso em mente, é comum se questionar como convencer o homem a fazer exames de fertilidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) a dificuldade para um casal conseguir engravidar é 35% do homem e 35% da mulher, enquanto os outros 20% se devem a outros fatores. Já os outros 10% estão ligados a ambos.
A estatística tira da mulher o sentimento de que está somente nela o problema que impede a gravidez, contudo, isso não faz com que os homens assumam que pode ser algo neles que está impossibilitando a concepção.
Isso coloca as mulheres e também os médicos em uma situação difícil: ambos precisam saber como convencer o homem a fazer exames de fertilidade, afinal, a infertilidade masculina também é uma realidade. Portanto, o que fazer nessa situação?
O primeiro passo é dialogar, afinal o diálogo é um dos fatores principais para um bom relacionamento, de modo geral. Portanto, quando falamos sobre o assunto infertilidade, tenha em mente que o homem pode não se sentir confortável em ter essa conversa no consultório do médico.
Então, talvez seja melhor deixar para fazer isso em casa, em outro momento e não logo após a consulta. Espere o momento ideal e, pacientemente, sem se exaltar ou fazer acusações, a mulher pode questionar o parceiro sobre o motivo pelo qual não quer fazer os exames.
Quem sabe ele se sinta mais à vontade para expor o que o preocupa quando estiver a sós com você. Nenhuma pessoa quer ser diagnosticada com um problema que o responsabilize pela dificuldade de engravidar. É natural. Afinal, quem gostaria de uma notícia como essa?
Outro motivo que também pode estar relacionado a recusa do homem, é o desconforto associado ao exame, uma vez que ele pode estar com receio de não conseguir produzir a amostra de esperma no copinho. Sem contar que o diagnóstico da infertilidade o faz confrontar outra questão: a impotência.
Por esse motivo, é muito importante deixar bem claro que um homem infértil não é, necessariamente, impotente, e vice-versa.
Dicas para saber como convencer o homem a fazer exames de fertilidade
O que mais é possível fazer para saber como convencer o homem a fazer exames de fertilidade é argumentar o quão mais fácil é diagnosticar e solucionar os problemas masculinos de fertilidade em comparação com as mulheres.
O homem aceitar fazer os exames está, de certa forma, cuidando e protegendo sua parceira. O diagnóstico feminino é invasivo, caro e dolorido, enquanto a análise do esperma é rápida e prática, sendo mais sensato investigar se a dificuldade para engravidar está relacionada ao homem antes de partir para a investigação na mulher.
Ou seja, tudo volta à necessidade do diálogo entre o casal. A partir daí, é preciso correr atrás dos exames necessários para diagnóstico da infertilidade.
Exames de fertilidade para os homens
São muitas as causas da infertilidade masculina, uma vez que ela está associada a como o aparelho genital masculino funciona. Portanto, quando há sinais de infertilidade, é fundamental que o casal não perca tempo em procurar um especialista em reprodução humana.
O profissional fará toda a investigação necessária, realizará os exames de fertilidade para os homens, assim como para as mulheres. Entre os exames mais comuns para a população masculina, estão:
- exame físico da bolsa escrotal;
- avaliação hormonal;
- espermograma;
- outros.
O espermograma é imprescindível para qualquer tratamento de infertilidade. Um terço dos casos em que os casais enfrentam dificuldade para engravidar está ligado a problemas no homem. Descobrir o que não está propiciando a concepção facilita o tratamento.
Algumas clínicas de reprodução humana permitem que o homem faça a coleta da amostra de esperma em casa. Pode ser que isso o faça se sentir mais confortável e ajude a vencer a resistência em fazer o exame. Na consulta, o médico pode ser questionado a respeito dessa possibilidade.
Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então acesse o blog da Fecondare e confira nossos artigos! Você também pode acompanhar nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para não perder nenhuma das nossas atualizações.