A infertilidade masculina tem ligação com a impotência sexual?

Publicado em: 8 de setembro de 2015

A infertilidade masculina tem ligação com a impotência sexual?

A sexualidade é um assunto ainda tratado como tabu. As famílias não sabem como lidar com o ensinamento de assuntos ligados à saúde sexual e, muitas vezes, a falta de conversa leva os adolescentes a descobrirem sozinhos como funciona o próprio corpo e trocam experiências e conselhos com os amigos, que têm a mesma falta de conhecimento.

Questões culturais

Conforme vão crescendo, os homens são estimulados a demonstrarem sua potência, aos poucos vão assimilando a ideia de que não podem falhar, que seu sucesso depende do desempenho em todas as áreas, principalmente na parte sexual.

Existem muitos casos de impotência sexual que são resultado apenas da falta de credibilidade que o homem tem a respeito de si, e o medo de ser chamado de impotente faz com que os homens tomem atitudes desnecessárias, como o uso de medicamentos.

Receio das opiniões

Esse assunto costuma ser tratado apenas na intimidade dos casais, porém, quando enfrentam dificuldade para engravidar, muitos homens temem que outras pessoas possam imaginar que ele seja impotente, e isso mexe com o psicológico do homem. A cobrança da sociedade para que os casais tenham filhos é muito grande e nos casos de infertilidade fatores como pressão e ansiedade atrapalham ainda mais a situação.

Funções distintas: testosterona x espermatozoides

É importante ressaltar que os testículos produzem a testosterona, que é o hormônio ligado à potência sexual, e também produzem os espermatozoides, esses sim relativos à fertilidade. São células diferentes para cada ação, o que faz com que uma coisa não dependa da outra.

A baixa produção do principal hormônio masculino, a testosterona, pode desencadear uma série de alterações e sintomas na saúde do homem, como cansaço excessivo, desinteresse sexual, problemas de memória e mudanças de humor. O uso abusivo de substâncias como álcool, o tabagismo e a obesidade interferem na produção da testosterona.

Já a infertilidade masculina está ligada a fatores como infecções não tratadas, varicocele (quando as veias dos testículos ficam dilatadas), exposição a condições ambientais impróprias, traumas e outras razões diagnosticadas pela equipe médica de saúde reprodutiva.

Por isso, infertilidade não está ligada a impotência sexual e sim a outros fatores que podem atrapalhar a saúde masculina.

Quando um casal é considerado infértil

Para que um casal saudável desconfie de infertilidade deve ter feito tentativas durante um ano, sem contraceptivos e com prática frequente. Com o passar dos anos as mulheres não ovulam todos os meses e isso reduz a chance de engravidar. Se depois de 12 meses de tentativas a gravidez não aconteceu o casal deve procurar uma clínica de saúde reprodutiva para investigar as causas.

Tire suas dúvidas

Quer saber mais sobre questões reprodutivas? Nossa equipe está sempre em busca de informações e esclarecimentos a respeito da saúde reprodutiva. Acesse outros artigos do nosso blog e leia mais temas sobre o assunto.

Conteúdo atualizado em: 12 de julho de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: