É muito comum que mulheres que usam métodos contraceptivos, como as pílulas anticoncepcionais, por muitos anos fiquem preocupadas sobre os efeitos colaterais do medicamento a longo prazo. Saber se o uso de anticoncepcional causa infertilidade é uma das perguntas mais frequentes pela maioria das mulheres que desejam engravidar.
Em muitos casos, pacientes que usaram o anticoncepcional durante anos e, ao parar, tiveram dificuldades para conseguir uma gravidez, pensam que o uso do medicamento foi o motivo. Contudo, seria o anticoncepcional o motivo dessa dificuldade?
A infertilidade é a incapacidade de um casal engravidar, mesmo após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. As causas para esse problema são várias e podem partir tanto da mulher, quanto do homem, assim como de ambos.
Os anticoncepcionais são uma combinação de hormônios sintéticos para inibir a ovulação. Por esse motivo ele é, muita das vezes, associado a dificuldade de uma mulher engravidar. No entanto, o anticoncepcional não é um desses fatores, ou seja, ele não é uma das causas da infertilidade feminina.
Esse medicamento pode, na maioria dos casos, preservar a fertilidade das mulheres ao reduzir os riscos de cisto no ovário, endometriose, miomas e até mesmo pólipos uterinos. Esses, sim, são problemas que podem afetar a fertilidade.
Como o anticoncepcional age no organismo?
Para entender como esse medicamento funciona no organismo é preciso saber como o ciclo menstrual funciona, uma vez que ele atua diretamente na ovulação, momento onde a mulher tem a possibilidade de engravidar.
O uso do anticoncepcional faz com que a ovulação seja interrompida, fazendo com que a mulher não entre no período fértil. Além disso, os contraceptivos impedem que o muco ovulatório se forme, reduzindo a entrada dos espermatozoides.
É importante destacar que os anticoncepcionais não afetam a reserva ovariana da mulher, eles apenas têm a função de impedir que ocorra a produção de óvulos maduros, evitando que ele seja fecundado.
Portanto, se você está preocupada de que o anticoncepcional causa infertilidade, fique tranquila, isso não passa de um mito. Se após parar com o uso da pílula houver dificuldade de engravidar, é importante buscar ajuda especializada para identificar a causa.
Ainda tem dúvidas ou está com dificuldades de engravidar? Entre em contato com a nossa equipe e marque uma consulta. Nossos profissionais são especializados em medicina reprodutiva e a Fecondare oferece tratamentos de alta eficácia para a infertilidade.
Quer ler mais conteúdos como esse? Então fique de olho no nosso blog e redes sociais (Instagram e Facebook),para não perder nenhuma atualização.