Publicado em 15/10/2020 - Atualizado 17/12/2020

5 livros que você deve ler se está tentando engravidar

5-livros-que-voce-deve-ler-se-esta-tentando-engravidar

Ler é uma atividade que dá prazer, ajuda a distrair e pode ser feita em casa — respeitando a manutenção do confinamento necessário em tempos de Covid-19. Por isso, é indicada para todos. Porém, para quem está tentando engravidar, passando por um turbilhão de pensamentos e emoções, a leitura se torna ainda mais útil.

Neste artigo, reunimos 5 sugestões de livros para casais tentantes. Veja qual lhe parece mais interessante e inclua, o quanto antes, na sua lista de desejos!

Qual é o impacto da pressão emocional sobre casais tentantes?

A ansiedade e o estresse são naturalmente altos entre os casais tentantes. Mas a pandemia do novo coronavírus e o consequente isolamento social deixou essa situação ainda mais delicada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA),a saúde mental pode ser abalada por conta das incertezas do momento. Isso pode desencadear respostas fisiológicas e emocionais, inclusive, com reflexos no sistema imunológico.

Como a leitura pode ajudar quem está tentando engravidar?

Uma coisa é fato: ler ajuda a manter o equilíbrio emocional em qualquer fase da vida. O mais bacana é que a leitura tanto pode desviar a atenção do tratamento como ajudar a se preparar para a gravidez e a maternidade. Confira nossas sugestões!

1. A maternidade e o encontro com a própria sombra

O livro de Laura Gutman revela como a gravidez e o nascimento de um bebê impactam a vida das mulheres. Trata-se de uma obra essencial para entender as emoções durante o pré e o pós-parto.

Além disso, ajuda a revelar e mostra como superar traumas e inseguranças que poderão impactar na vida do filho. Uma verdadeira jornada rumo ao autoconhecimento e amadurecimento.

2. Mãe… e agora?

De autoria da Dra. Carla Góes Sallet, esse livro traz informações práticas necessárias à chegada do recém-nascido, tanto no que diz respeito aos cuidados com o bebê quanto com a própria mulher. Para quem não imagina como equilibrar maternidade e feminilidade, vale a pena conferir.

3. Bela maternidade

Escrito por Bela Gil, este livro é essencial para quem quer se inspirar no jeito simples e natural da apresentadora e chef de cozinha. Trata-se de um relato íntimo e franco, abordando suas experiências desde a decisão de ter um filho até a fase da introdução alimentar.

A obra também traz entrevistas com profissionais de diferentes especialidades, como obstetrícia, puericultura, pediatria, psicologia e nutrição. Além disso, inclui mais de 30 receitas para mães e bebês. São informações valiosas para que cada mulher encontre seu modo próprio de ser mãe.

4. Mãe fora da caixa

Relatos de vivências maternas para que as mulheres se sintam representadas em suas realidades singulares. Assim é o livro de Thaís Vilarinho. Exemplo de sororidade, trata-se de uma obra importante para se libertar de pré-conceitos acerca da maternidade.

5. Gravidez: caminhos, tropeços e conquistas

O autor Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi escreve como quem entende o turbilhão de sentimentos de casais que não conseguem engravidar naturalmente. Ao mesmo tempo, mostra que não estão sozinhos.

A obra reúne relatos de pessoas que buscaram uma solução, conseguiram engravidar e hoje estão felizes. Ela também mostra que a ajuda de um especialista em fertilidade é essencial, mas a perseverança e vontade de vencer dos pacientes fazem toda a diferença no sucesso dos tratamentos. Em suma, é um bom livro para casais tentantes que necessitam renovar as esperanças.

Como arrumar tempo para a leitura em meio à correria?

Tudo é uma questão de estabelecer prioridades. Se a leitura lhe parecer apenas um hobby, provavelmente você a deixará em segundo plano. Já se a prática for vista como terapêutica, certamente, você abrirá mão de outras atividades para inclui-la na rotina.

Outro aspecto essencial é facilitar a criação do hábito da leitura. Para isso, defina um local — como uma poltrona confortável em um cômodo com boa luminosidade — e reserve um horário para se dedicar aos seus títulos favoritos.

Além disso, lembre-se que, assim como você, há muitas pessoas tentando engravidar. Ao término dessas leituras, peça indicações de outros títulos para quem está passando ou já passou por essa fase. Outra possibilidade é procurar por outras obras dos mesmos autores. Quanto mais informações, maior a segurança, a fé e a confiança!

Quer ver mais dicas para tentantes? Siga as redes sociais da Fecondare: estamos no FacebookInstagram e Youtube!

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dra. Ana Lúcia Bertini Zarth - Ginecologista - CRM-SC 8534 e RQE 10334
Formada na Faculdade de Medicina da PUC – RS em 1993, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em 1997.

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude