4 atitudes que comprometem a fertilidade de homens e mulheres

Publicado em: 24 de agosto de 2015

4 atitudes que comprometem a fertilidade de homens e mulheres

Muitas pessoas podem se deparar com dificuldades na saúde reprodutiva. Existem causas físicas, como problemas de ovulação e produção de espermatozoides, causas emocionais, quando a ansiedade atrapalha no sucesso de uma gestação natural e também as causas provenientes de maus hábitos de vida.

As atitudes que influenciam negativamente a fertilidade podem atingir mulheres e homens, conheça alguns hábitos ruins que podem comprometer a conquista de uma gravidez:

1 – Tabagismo: O cigarro é um vilão da fertilidade. Homens que fumam são fortes candidatos a terem problemas reprodutivos, pois a motilidade, que é a capacidade de deslocamento dos espermatozoides, pode ser comprometida.

Nas mulheres o cigarro pode causar irregularidades menstruais, alterações hormonais, piorar a qualidade dos óvulos, prejudicar a função fisiológica das trompas e ainda ocasionar a dificuldade de implantação do óvulo, isso quando ele já foi fecundado, ou seja, a fecundação pode acontecer, mas o uso do cigarro pode impedir que a gravidez se desenvolva normalmente.

2 – Alimentação inadequada: Evitar a obesidade é muito importante, essa é uma doença causada pela inflamação crônica do organismo que resulta em uma série de problemas na saúde. Diversas pesquisas relacionam o excesso de peso com alterações hormonais que afetam tanto a ovulação quanto a produção de espermatozoides. A obesidade também pode causar diversos problemas durante a gestação.

3 – Poluição e exposição a produtos químicos: A qualidade dos espermatozoides caiu nas últimas décadas e uma das explicações pode ser a poluição ambiental ou ocupacional nos países industrializados. Alguns estudos internacionais indicam uma redução média de 50% na concentração espermática de homens que vivem em países industrializados.

Outros estudos, entre eles um realizado pela UNIFESP, em São Paulo, sugerem que a exposição ambiental ou ocupacional a compostos químicos altera o equilíbrio endócrino e poderia ser uma das causas da infertilidade masculina.

4 – Estresse: Do ponto de vista biológico, o cortisol, hormônio ligado ao estresse, é encontrado em níveis mais alto em casais com problemas para engravidar. Outra situação é que quanto mais estressada está a mulher, menores as chances de ovulação, dificultando ainda mais o tratamento. Já nos homens, as consequências do estresse podem levar à redução da quantidade de esperma e de volume do sêmen, e o excesso de ansiedade também pode resultar em falta de libido e de ereção.

Criando hábitos saudáveis para a saúde reprodutiva
Para aumentar as chances de conceber um bebê de maneira natural e conquistar uma gestação saudável as dicas são cuidar da saúde de forma geral. Comer equilibradamente, dando atenção ao valor nutricional dos alimentos, praticar atividade física com regularidade, não fumar, manter hábitos de relaxamento durante a rotina e, sempre que possível, fugir das atividades que causam mais estresse.

Conquistando saúde sua vida pode melhorar por completo, e mesmo se precisar de uma auxílio como a reprodução assistida, os bons hábitos irão garantir um futuro muito melhor para a família.

Para saber mais sobre causas da infertilidade, e os possíveis tratamentos, acesse nossos artigos, leia as informações preparadas por nossa equipe e entre em contato conosco.

Conteúdo atualizado em: 12 de julho de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: