Publicado em 05/11/2013 - Atualizado 26/07/2019

Como o envelhecimento da mulher afeta a sua fertilidade

como-o-envelhecimento-da-mulher-afeta-a-sua-fertilidade

como-o-envelhecimento-da-mulher-afeta-a-sua-fertilidadeSabe-se que a fertilidade da mulher começa a diminuir já com 30 anos de idade, e mais ainda aos 35, sendo que, aos 40 anos, essa queda é muito acentuada. E como na atualidade as mulheres estão adiando cada vez mais o momento de ter filhos, muitas vezes testando os limites biológicos da sua capacidade reprodutiva, está sendo cada vez mais frequente a procura por tratamentos de infertilidade.

O envelhecimento da mulher é acompanhado por diversas mudanças no seu corpo e no funcionamento dos sistemas que o regulam, como o sistema hormonal. A reserva ovariana (isto é, a quantidade de óvulos estocada nos ovários) diminui com o tempo, assim como a qualidade desses óvulos, que passam a apresentar alterações genéticas. O próprio trato reprodutivo, que é o caminho e a casa dos gametas (os óvulos da mulher e os espermatozoides do homem) e do próprio embrião, modifica-se com o tempo.

Por isso vai ficando cada vez mais difícil de engravidar, como também se torna mais difícil manter a gravidez; há também o aumento no risco de formação de embriões com problemas genéticos e no risco de complicações referentes à gestação e ao parto.

Os motivos que costumam levar as mulheres a engravidar cada vez mais tarde muitas vezes são resultado de uma vida de responsabilidades e independência profissional, como também a consciência de uma necessidade de maior tempo de amadurecimento emocional. A mulher tem que ter a liberdade de escolher o momento mais adequado em sua vida para ser mãe, o momento em que se sinta mais preparada para lidar com a ideia de ser responsável por mais uma vida além da dela.

O importante nessas horas de decisão é sempre colocar na balança “riscos e benefícios”, e a única forma de fazer isso é por meio da informação para que o caminho escolhido, seja ele qual for, seja tomado de forma consciente e percorrido sem arrependimentos.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude