A infertilidade é definida como a dificuldade de um casal engravidar, podendo ter muitas causas, tanto femininas quanto masculinas. Estima-se que cerca de 60 a 80 milhões de pessoas no mundo podem apresentar dificuldade para engravidar.
Portanto, sim, a infertilidade afeta muitos casais, estando presente em 15% a 20% dos casos. No entanto, essa é uma condição tratável, fazendo com que muitos consigam a tão sonhada gravidez.
O primeiro passo é buscar por ajuda especializada de uma clínica de reprodução assistida, onde a entrevista realizada pelo médico e o exame físico, são essenciais para o prognóstico do tratamento.
É importante que ambos, homens e mulheres, façam os exames necessários para obter o diagnóstico de infertilidade. Dessa forma, é possível descobrir a causa do problema e seguir com as opções de tratamento disponíveis.
Infertilidade conjugal e as técnicas de reprodução assistida
Quando falamos em técnicas de reprodução assistida, estamos nos referindo às tecnologias existentes que auxiliam os casais a terem filhos. Mas, como funciona esse processo?
Na maioria desses procedimentos, a equipe médica irá reproduzir as etapas de uma gravidez em laboratório, incluindo a fecundação (preparo do endométrio e a estimulação ovariana). Contudo, existem diversas técnicas existentes e o profissional que deve escolher a melhor para cada caso.
São elas:
Portanto, caso um casal apresente dificuldades para engravidar, é muito importante procurar um especialista e analisar as causas da infertilidade e dar início ao tratamento.