Caracterizada como o período mais adequado para que o embrião consiga se prender no endométrio, a janela de implantação é uma das etapas mais importantes da Fertilização In Vitro (FIV).
O endométrio é constantemente preparado, ao longo dos ciclos menstruais da mulher, para que, na chegada do embrião na cavidade endometrial seja a melhor possível. É um processo comum de toda gestação, mas que durante a FIV, a atenção para que o endométrio seja um bom ambiente para o embrião, precisa ser redobrada.
É fundamental saber identificar o melhor momento para que ocorra a transferência embrionária, assim as chances de sucesso da Fertilização In Vitro serão maiores. Mas, como saber se o endométrio está receptivo para a janela da implantação? Qual o melhor momento?
Continue a leitura do artigo para entender melhor sobre o assunto!
O preparo do endométrio e a janela de implantação
Ter um endométrio preparado para a transferência significa que ele precisa passar por algumas condições. Portanto, em uma gestação espontânea, em que a mulher consegue engravidar naturalmente, o endométrio passa pelas mudanças necessários que o próprio ciclo menstrual causa.
Contudo, nos casos de mulheres que precisam recorrer à reprodução assistida, é necessário o uso de hormônios. Essa administração de hormônios, de uma certa forma, imita a função dos ovários, simulando todo o processo de preparação que ocorre durante o ciclo.
De modo geral, todo esse preparo é fundamental para determinar a janela de implantação, uma vez que é ela quem irá garantir o sucesso da gravidez.
Após identificar um endométrio adequado e considerar o período necessário de exposição à progesterona, o profissional especializado em reprodução assistida poderá definir o melhor momento para a transferência embrionária.
Tenha em mente que a janela de implantação não possuirá um período fixo. Afinal, nem todas as mulheres apresentam um ciclo menstrual regular, sendo importante considerar a forma como o endométrio será preparado.
Teste de receptividade endometrial
Existem muitas situações em que ocorre uma falha na implantação do embrião no endométrio e isso pode ocorrer por diversos motivos diferentes. Por esse motivo, a janela de implantação é muito importante, já que existe um período exato para que o embrião se fixe no endométrio, geralmente de três dias após ao quinto ou sétimo dia de ovulação.
Portanto, para que a transferência embrionária ocorra de forma positiva, alguns exames foram pensados a fim de melhorar as chances de gravidez.
O teste de receptividade endometrial ou ERA, como também é conhecido, é um exame voltado para avaliar essa receptividade endometrial, que normalmente ocorre entre o quinto ou sétimo dia pós-ovulação.
O ERA permite a investigação do endométrio, entregando um diagnóstico preciso sobre ele ser ou não receptivo na janela de implantação. A partir daí, é possível levar o tratamento de Fertilização In Vitro normalmente, conferindo a classificação de embriões e realizando a transferência embrionária.
Esperamos ter esclarecido tudo sobre a janela de implantação! Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Então acesse o blog da Fecondare e acompanhe todo o nosso material sobre reprodução assistida!
Aproveite também para seguir as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube),lá postamos os mais diversos conteúdos para você ficar bem atualizado!