HPV e infertilidade

Publicado em: 27 de setembro de 2011

HPV e infertilidade

A incidência de HPV tem aumentado de forma significativa na população causando preocupação devido a correlação com tumores de colo de útero e gerando impacto no seguimento ginecológico periódico.

A presença desta patologia nos casais inférteis é de 10%. A preocupação na esfera masculina é a de que a infecção, que geralmente provoca lesões verrucosas na pele e eventualmente na uretra, possa provocar contaminação seminal.

Com o intuito de responder esta questão foi realizado um estudo pela Universidade de Padova. Neste, evidenciou-se apresença de infecção seminal pelo vírus HPV não só nos homens que apresentavam verrugas genitais, mas também em homens assintomáticos com esposas sabidamente portadoras de HPV, em que o índice de contaminação foi superior a 40%.

A presença do vírus HPV no espermatozóide é identificada na grande maioria dos casos na zona equatorial da superfície da cabeça do espermatozóide, mas a presença dentro do núcleo ainda é incerta.

Os principais efeitos desta infecção ocorrem na motilidade dos espermatozóides com redução da velocidade e redução de amplitude lateral do batimento ciliar.

Os subtipos que levam a um maior impacto no desempenho do espermatozóide são o 16 e 18, com redução da qualidade seminal em 33% e 67%, respectivamente.

A infecção seminal pelo HPV pode também comprometer a fertilidade do casal, já que as células espermáticas transportam os vírus e promovem a dispersão e penetração destes na mucosa do aparelho genital feminino.

Artigo desenvolvido por Alberto Ambrogini (CRM–SC 9665 e CRM-SP 85154), andrologista da Clínica Fecondare. 

Bibliografia

1.Human papilloma virus in the sperm cryobank: an emerging problem? Int. J. Androl. 2010 May 31.

2.The effect of human papillomavirus infection on sperm cell motility. Fertil Steril. 1997 Jun;67(6):1152-5

3.Adsorption of human papillomavirus 16 to live human sperm. FAS Center for Systems Biology, Harvard University, Cambridge, Massachusetts, USA. PMID: 19513123

4.Clinical and prognostic significance of human papillomavirus DNA in the sperm or exfoliated cells of infertile patients and subjects with risk factors. Fertil Steril. 2010 Jan 5.

Conteúdo atualizado em: 3 de Maio de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: