27/09/2011

HPV e infertilidade

hpv-e-infertilidade

A incidência de HPV tem aumentado de forma significativa na população causando preocupação devido a correlação com tumores de colo de útero e gerando impacto no seguimento ginecológico periódico.

A presença desta patologia nos casais inférteis é de 10%. A preocupação na esfera masculina é a de que a infecção, que geralmente provoca lesões verrucosas na pele e eventualmente na uretra, possa provocar contaminação seminal.

Com o intuito de responder esta questão foi realizado um estudo pela Universidade de Padova. Neste, evidenciou-se apresença de infecção seminal pelo vírus HPV não só nos homens que apresentavam verrugas genitais, mas também em homens assintomáticos com esposas sabidamente portadoras de HPV, em que o índice de contaminação foi superior a 40%.

A presença do vírus HPV no espermatozóide é identificada na grande maioria dos casos na zona equatorial da superfície da cabeça do espermatozóide, mas a presença dentro do núcleo ainda é incerta.

Os principais efeitos desta infecção ocorrem na motilidade dos espermatozóides com redução da velocidade e redução de amplitude lateral do batimento ciliar.

Os subtipos que levam a um maior impacto no desempenho do espermatozóide são o 16 e 18, com redução da qualidade seminal em 33% e 67%, respectivamente.

A infecção seminal pelo HPV pode também comprometer a fertilidade do casal, já que as células espermáticas transportam os vírus e promovem a dispersão e penetração destes na mucosa do aparelho genital feminino.

Artigo desenvolvido por Alberto Ambrogini (CRM–SC 9665 e CRM-SP 85154), andrologista da Clínica Fecondare. 

Bibliografia

1.Human papilloma virus in the sperm cryobank: an emerging problem? Int. J. Androl. 2010 May 31.

2.The effect of human papillomavirus infection on sperm cell motility. Fertil Steril. 1997 Jun;67(6):1152-5

3.Adsorption of human papillomavirus 16 to live human sperm. FAS Center for Systems Biology, Harvard University, Cambridge, Massachusetts, USA. PMID: 19513123

4.Clinical and prognostic significance of human papillomavirus DNA in the sperm or exfoliated cells of infertile patients and subjects with risk factors. Fertil Steril. 2010 Jan 5.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

Assine nossa newsletter!

(48) 3024-2523

Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e Serviços
2020 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
Desenvolvido por esaude