Abortos de repetição podem acontecer com até 5% de mulheres que engravidam

Publicado em: 7 de setembro de 2015

Abortos de repetição podem acontecer com até 5% de mulheres que engravidam

A infertilidade é um problema que atinge homens e mulheres, que após perceber a dificuldade, costumam procurar ajuda médica para tratar as causas, contudo, a formação do embrião, através de fertilização, é somente o primeiro momento de uma gestação bem sucedida. Algumas mulheres sofrem com abortos durante as primeiras semanas da gravidez, que quando acontecem em duas ou mais vezes consecutivas são considerados casos de “abortamento habitual ou de repetição”.

No início da gravidez

As causas mais registradas para os abortos de repetição incluem alterações genéticas, problemas hormonais e endócrinos, questões imunológicas, anatomia uterina e até quadros infecciosos e características ambientais. Os casos de aborto de repetição são os que acontece até a 22ª semana, ou quando o feto tem menos de 500g, e, de acordo com dados médicos, tem registros de ocorrência em cerca de 5% das gestações.

Mal formações

Os abortos de repetição podem ser mais frequentes em mulheres com mais de 35 anos, diabetes não controlado, doenças tireoidianas, presença de miomas e alterações anatômicas do útero. Os abortos que acontecem antes da 10ª semana de gestação são devidos, principalmente, a erros cromossômicos ou má formações fetais severas, que inviabilizam a vida do feto dentro do útero materno. Quando a mulher passa por essa situação ela deve iniciar a investigação geral de sua saúde para tratar as causas para, sempre que possível, conquistar o sonho de gerar um filho.

 

Equipe médica experiente

A experiência com procedimentos para os casos de infertilidade realizados em clínicas de reprodução assistida têm sido utilizada para diagnóstico e tratamento de mulheres que enfrentam abortamento habitual. Os médicos registram um prognóstico positivo e favorável quando a causa é descoberta.

Prognóstico positivo

Em média, dois terços dos casais que buscam atendimento médico conseguem uma gestação de sucesso após os dois primeiros abortos, por esse motivo, atualmente, a observação do caso e realização de exames clínicos são condutas normais, e o acompanhamento da equipe médica deve conduzir a observação ou aplicação de algum tratamento.

Se você está vivendo uma situação de abortos de repetição, procure uma equipe médica qualificada, que tenha experiência em diagnóstico e tratamento de reprodução humana e faça uma consulta para acompanhar seu caso.

Conteúdo atualizado em: 12 de julho de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: