O que é andrologia?

Publicado em: 7 de Maio de 2012

Assim como as mulheres, os homens dispõem de um médico dedicado a cuidar, exclusivamente, da saúde deles: o andrologista. A atenção desse especialista é voltada às funções reprodutivas e sexuais masculinas. Mas o que é andrologia, afinal de contas?

É função do profissional dessa área médica desenvolver diagnósticos e prescrever os tratamentos necessários para conservar aspectos anatômicos, urológicos, biológicos e psíquicos do homem.

Ouve-se muito que a população masculina deve realizar consultas periódicas com um urologista para prevenir doenças como o câncer na próstata. É porque muitos médicos especializados em urologia também possuem formação em andrologia. Assim, os homens podem manter as consultas de rotina com o urologista, até porque esse especialista pode recomendar ao paciente que realize uma consulta com um médico andrologista sempre que considerar necessário.

O que é andrologia e o que ela faz pela saúde do homem

Em muitos casos, o urologista é o primeiro a ser procurado quando há o desejo de reverter a vasectomia, por exemplo. A urologia é uma área médica com a atenção voltada, principalmente, para o sistema urinário, e com a qual os homens geram identificação.

Consultar um urologista com certa frequência é muito importante para a saúde do trato urinário. Mas tão importante quanto, é agendar uma conversa com um andrologista em intervalos de tempo regulares, principalmente quando o corpo masculino passa por mudanças anatômicas e funcionais. Especialmente nesses momentos, é fundamental que haja um acompanhamento especializado.

As consultas periódicas, seja com um urologista ou um andrologista, torna mais fácil agir na prevenção de certas doenças, que, geralmente, são descobertas tardiamente.

Um dos médicos especialistas deve, sempre, ser procurado pelo homem quando ele percebe qualquer alteração em seu organismo, principalmente se estiver relacionada às funções sexuais. Isso evita que, porventura, ela se torne prejudicial para a fertilidade.

Porém, essa é uma consciência que os homens só adquirem depois de saber o que é andrologia ou a urologia e pelo o que essas especialidades médicas são responsáveis por cuidar.

Portanto, seja qual for a necessidade, o homem deve, sempre, procurar um médico para ajudá-lo. A falta de tempo não deve ser uma desculpa para não dar atenção para a saúde. Mesmo com a rotina cheia de compromissos, é preciso ter espaço para se cuidar. Tratando-se de certas condições, o quanto antes elas forem diagnosticadas, maiores são as chances de curá-las.

Conteúdo atualizado em: 19 de outubro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: