Publicado em 16/11/2019 - Atualizado 29/06/2020

Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD)

diagnostico-genetico-pre-implantacional-pgd

Você sabia que o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (PGD) é um exame que permite uma análise aprofundada de um embrião, possibilitando preveni-lo da manifestação de doenças genéticas?

É isso mesmo.  Graças a esse procedimento, é possível realizar um rastreamento que identifica doenças genéticas e cromossômicas no feto

Ou seja, o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional pode ser utilizado  para diagnóstico de enfermidades no bebê evitando que crianças com doenças hereditárias venham a nascer.

Para conhecer mais sobre o assunto, a Fecondare preparou um e-book com informações completas sobre o PGD. Em uma leitura leve e informativa, esse material te ajuda a encontrar os detalhes mais importantes sobre o procedimento: como é realizado; quais as principais indicações para o exame; os benefícios e curiosidades do PGD; além de questões éticas e regulamentação da técnica.

Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD): o que é preciso saber sobre esse exame?

O Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD) é um procedimento realizado em embriões resultantes da fertilização in vitro (FIV), antes mesmo destes serem inseridos no útero. Assim sendo, por meio do PGD, é possível diagnosticar uma série de doenças genéticas de forma pouco invasiva, quando comparada a outras técnicas de diagnóstico pré-natal já utilizadas.

Além disso, o PGD é um exame muito importante para aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro. Outra vantagem importante é que, por meio desse procedimento, as doenças genéticas podem ser identificadas antes mesmo que o embrião se desenvolva.

Quais doenças o PGD pode diagnosticar?

Dentre as inúmeras alterações genéticas que poderiam causar doenças, citamos como as principais doenças identificáveis pelo Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD): a síndrome de Down, além de fibrose cística e outras síndromes.

Como é feito o procedimento?

Primeiramente, os oócitos, que são utilizados na FIV, serão coletados. É importante entender que isso pode ser feito de três formas distintas, conforme está detalhado no ebook.

Após a coleta, o procedimento passa pelos métodos de análise, que variam de acordo com a doença que será investigada. 

Quem está indicado a realizar esse exame?

Para avaliar as situações em que o embrião pode ser resultado de problemas genéticos, o Diagnóstico Pré-Implantacional está indicado para:

  • casos de abortos de repetição;
  • mulheres de idade avançada que passam por procedimentos de reprodução assistida;
  • gestação anterior com relato de anormalidade cromossômica;
  • casais que passaram por mais de três falhas em FIV;
  • portadores de doenças genéticas já conhecidas.

De qualquer forma, é fundamental conversar com um especialista em reprodução assistida para verificar se você está destinado a realizar esse procedimento.

Outras questões importantes sobre o exame

Questões sobre a regulamentação do PGD e outras abordagens éticas sobre o procedimento recebem bastante detalhamento na leitura do e-book. 

Leia todo o conteúdo para compreender ainda mais sobre o assunto e conhecer um pouco mais sobre a qualidade dos procedimentos disponíveis e altamente desenvolvidos para evitar e também tratar precocemente algumas doenças genéticas.

A leitura é leve e muito informativa e, sem dúvida, vai acrescentar muito para qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades para engravidar e irá passar por um procedimento de reprodução assistida. Aproveite para fazer o download agora mesmo, é grátis.

Que tal acompanhar os artigos no blog sobre infertilidade, procedimentos de reprodução assistida e outros assuntos relacionados? Clique aqui para ler na íntegra.

Baixar E-book

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Webmaster

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude