Varicocele: a principal causa de infertilidade masculina

Publicado em: 27 de outubro de 2016

Varicocele: a principal causa de infertilidade masculina

Principal causa de infertilidade masculina, a varicocele, dilatação dos vasos sanguíneos que drenam os testículos, pode ser tratada através de procedimento cirúrgico procurando evitar a infertilidade.

Através do acúmulo de sangue, a varicocele pode causar alterações nas células responsáveis pela produção dos espermatozoides, ocasionando declínio na produção, perda de mobilidade e alterações na forma dos gametas.

As varicoceles normalmente se desenvolvem lentamente, alguns pacientes sentem dores, mas o sintoma mais comum é alteração no tamanho dos testículos, ficando menores e mais moles. Mais comum em jovens de 15 a 25 anos, pode aparecer em homens mais velhos como consequência de um tumor renal, que pode bloquear o fluxo sanguíneo pela veia espermática.

Estima-se que 15% da população masculina apresente varicocele e que um terço dos homens inférteis também, porém, nem todos os homens que apresentam essa dilatação dos vasos terão problemas para gerar filhos.

Por que a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina

A explicação para a infertilidade nesses casos é o aumento da temperatura testicular, prejudicando o processo de formação de espermatozoides, que normalmente acontece entre 1ºC e 2ºC de temperatura mais baixa que a corporal. Além disso, o sangue acumulado pode gerar aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio, que descem diretamente da glândula supra-renal.

O acompanhamento do paciente deve ser contínuo e o mesmo deve realizar exames de espermograma a fim de avaliar a qualidade dos espermatozoides produzidos e, caso seja necessária, a cirurgia é indicada.

O procedimento cirúrgico consiste de uma cirurgia microscópica realizada na região pubiana, favorecendo o acesso às veias dilatadas, sem interferir no funcionamento da artéria ou dos vasos linfáticos. A cirurgia é feita em regime de hospital-dia e pronto restabelecimento.

Alguns especialistas chamam atenção para a musculação exagerada. Carregar peso em excesso para definir os músculos em menor tempo eleva os riscos da varicocele.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: