Publicado em 30/07/2020

Massagem de fertilidade: não há evidências científicas de que ela funcione

massagem-de-fertilidade-descubra-se-ha-evidencias-cientificas-de-que-ela-funciona

Massagem de fertilidade: há alguma relação desse auxílio terapêutico para preparar a mulher para uma gestação saudável

Uma busca ligeira pela internet sobre massagem de fertilidade vai resultar em milhares de páginas ensinando o passo a passo de uma técnica de massagens que, supostamente, ajudaria as mulheres a engravidarem sem cirurgia e sem qualquer forma de tratamento invasivo. 

A massagem de fertilidade é apontada como um tratamento alternativo e holístico de problemas relacionados à infertilidade feminina, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), endometriose, miomas uterinos e cistos nos ovários.

Mas será que ela funciona? Continue lendo e descubra!

Massagem não cura infertilidade

Embora as afirmações acerca dos benefícios da massagem sejam diversos, ainda é uma abordagem sem nenhuma comprovação científica.

Por isso, médicos especialistas em infertilidade afirmam que a massagem de fertilidade não pode ser apontada como responsável por curar qualquer tipo de problema de fertilidade

De qualquer forma, constata-se que a grande procura pela via de tratamento terapêutico é movida por proporcionar alívio psicológico e emocional provocado pela atividade. Ou seja, a massagem ajuda a diminuir oestresse daqueles que buscam engravidar. 

A massagem terapêutica como o alívio do estresse

As evidências constatadas pela massagem terapêutica revelam, principalmente, que esse meio terapêutico é fundamental para amenizar os efeitos do estresse, fator de forte impacto na vida de quem deseja engravidar.

Por isso, o estresse é caracterizado como um fator que favorece a infertilidade. Observando por essa perspectiva, vemos que a massagem terapêutica, de forma geral, atua diretamente na proporção do relaxamento e diminuição do cortisol, que tem seus níveis aumentados em quadros de estresse crônico.

Dessa forma, podemos considerar que as abordagens terapêuticas podem contribuir positivamente no processo de fertilização, porque diminuem os níveis de glicose e insulina na circulação sanguínea, o que também restaura o equilíbrio dos hormônios femininos e favorece uma melhora da ovulação.

Para as mulheres que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), por exemplo, a massagem terapêutica também é vista de forma benéfica. Isso, pois a doença é causada pelo aumento da insulina no sangue, o que também impede que o processo de ovulação ocorra de forma saudável.

No entanto, embora a massagem seja uma evidência científica na redução do estresse, torna-se indispensável que a mulher procure por ajuda médica para avaliar as possíveis causas e desdobramentos do problema.

Procure ajuda médica

O processo de fertilização pode acabar sendo muito cansativo, devido às cobranças e esperanças pessoais e familiares, e, cientificamente, é somente no aspecto de acalmar as tensões que a massagem de fertilidade pode auxiliar. 

De qualquer forma, é fundamental que o desejo para engravidar seja supervisionado por um especialista, que irá identificar as possíveis causas da dificuldade para ter filhos e, dessa forma, orientar o casal da melhor forma possível para planejar a gravidez.

É importante orientar que apenas um especialista poderá emitir diagnósticos precisos e os respectivos tratamentos para conceber uma gestação saudável, principalmente quando o casal aponta dificuldades para procriar.

Por isso, o tratamento para a gravidez deve ser feito com acompanhamento médico e a massagem terapêutica deve ser apenas um ótimo auxiliar terapêutico para o relaxamento e a diminuição do estresse. 

Já a massagem de fertilidade deve ser aprovada por um especialista, antes de ser praticada com regularidade.

Para acompanhar as dicas atualizadas semanalmente dos nossos especialistas em fertilidade, siga-nos no Facebook e Instagram

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Dr. Marcelo Costa Ferreira - Ginecologista - CRM/SC 7223 e RQE 2935
Formado em Medicina pela FURB, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, Especialização em Reprodução Humana no Centro de Referência da  Saúde da Mulher em São Paulo e Especialização em Reprodução Assistida

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude