A clamídia causa infertilidade indiretamente, quando não é tratada ou a terapia para curá-la não foi bem conduzida. Nesses casos, uma sequela que pode surgir é a doença inflamatória pélvica (DIP),apontada como uma das principais causas de infertilidade na mulher.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),a infecção causada pela clamídia é a doença sexualmente transmissível (DST) mais prevalente no mundo. A maior incidência está entre os adultos jovens. A falta de tratamento pode gerar dificuldade para ter filhos, entre outros problemas de saúde.
É muito comum que a infecção por clamídia não provoque sintomas e que, assim, ela só seja descoberta durante a investigação de possíveis causas para a infertilidade.
A clamídia causa infertilidade em homens?
Um dos riscos da falta de tratamento é o desenvolvimento de doenças nas trompas, como a DIP, e de ocorrer gravidez ectópica (quando a gestação ocorre nas tubas uterinas).
A doença inflamatória pélvica atinge os órgãos sexuais internos da mulher, como o útero, as trompas e os ovários. Surge, com mais frequência, naquelas que já possuem outro tipo de infecção sexual transmissível (IST),como a gonorreia.
Embora a forma de contágio mais comum seja a relação sexual, a clamídia também pode se instalar no organismo após a realização de algum procedimento médico, como a colocação de um dispositivo intrauterino (DIU),uma biópsia da parte interna do útero ou uma curetagem.
Por isso, um cuidado muito importante é realizar exames para detecção de DSTs regularmente, mesmo que o casal esteja junto há anos e não se relacione sexualmente com outras pessoas.
A ausência de sintomas também nos homens pode fazer com que eles transmitam a clamídia sem saber. O risco é o mesmo em relação às mulheres não diagnosticadas. A diferença é que, neles, a doença pode causar uma infecção na uretra e uma inflamação nos epidídimos (local em que o sêmen é armazenado),o que é capaz de provocar a infertilidade masculina.
Além disso, é muito fácil confundi-la com uma infecção no trato urinário, já que os sintomas, quando surgem, são semelhantes: dor abdominal, febre, leve sangramento, secreção anormal, dor ao urinar e necessidade mais frequente de ir ao banheiro.
Ficou claro em que situações a clamídia causa infertilidade? Então, agora, é hora de cuidar da sua saúde. Consulte um médico e faça os exames necessários, sem neura. Um diagnóstico correto e o tratamento adequado são a chave para a solução de muitos problemas de saúde, inclusive da clamídia, que pode ser prevenida.