Entender como se manifesta a menopausa é muito importante, afinal, esse é o período natural da vida da mulher em que ela para de menstruar.
A menopausa é um processo natural que vai acontecer na vida de todas as mulheres, marcando o fim da fase reprodutiva. Ela se manifesta de diferentes maneiras e pode afetar a vida das mulheres de diversas formas diferentes.
Ela costuma ocorrer por volta dos 50 anos, mas pode variar, uma vez que existe a insuficiência ovariana, também conhecida como menopausa precoce, que ocorre antes dos 40 anos.
Diagnóstico da menopausa
O diagnóstico é feito quando a mulher, nesta faixa etária, fica pelo menos um ano completo sem o sangramento menstrual. Isso acontece porque ela para de ovular (acabam os seus óvulos) e os hormônios reprodutivos femininos, consequentemente, param de ser produzidos.
Além disso, anos antes de realmente terminar o sangramento, a grande maioria das mulheres apresenta alguns sintomas comuns dessa fase, em função das alterações hormonais que já estão iniciando. É a partir desses sintomas que o diagnóstico é feito, mas também existem testes que podem ser usados para confirmar o diagnóstico.
Sintomas: como se manifesta a menopausa
Explorar os principais aspectos de como a menopausa se manifesta é importante para entender quando esse momento está chegando. Tenha em mente que, entre os 45 e 55 anos, o corpo da mulher começa a se preparar para a menopausa e alguns sintomas começam a se destacar.
A primeira e mais óbvia manifestação da menopausa é a ausência da menstruação. Na maioria dos casos, a mulher passa por um período de irregularidade menstrual antes que a menstruação se encerre completamente.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), os outros sintomas da menopausa podem incluir ondas de calor, que muitas vezes podem ser acompanhados de sudorese, além de palpitação e até mesmo despertar noturno.
As ondas de calor, ou fogachos, são, normalmente, descritos como uma sensação súbita de calor que inicia abaixo do pescoço ou no rosto, acelerando o coração, provocando suores, tremores e ansiedade. É uma sensação que dura alguns minutos, mas recorrente, podendo ocorrer de dia ou durante a noite. Também é bastante comum que as mulheres apresentem alterações de humor e dificuldade para dormir.
Outro sintoma comum é a dor durante a relação sexual, que ocorre pelo ressecamento vaginal decorrente da diminuição do estrogênio. A maneira como o corpo da mulher lida com a gordura também se modifica, o que facilita o ganho de peso e o aumento do colesterol ruim.
É importante lembrar também que o hormônio feminino – o estrogênio – é fundamental para a saúde dos ossos e, por isso, o esqueleto da mulher na menopausa também tende a ficar mais frágil.
Sintomas depressivos, esquecimentos, dores nas articulações ou nos seios também são frequentes. Aquelas que costumavam ter dores de cabeça por volta do período menstrual podem apresentar ainda mais dores durante essa fase que sucede à menopausa. A pele da mulher também pode mudar devido à diminuição do colágeno, facilitando a aparição de rugas.
Apesar de a menopausa fazer parte da natureza feminina, é importante procurar um ginecologista quando os sintomas começam, porque esses podem fazer parte de outras condições médicas. Na consulta, o médico deve fazer um estudo integral da saúde da mulher e, principalmente, de sua história reprodutiva e ginecológica.
Em alguns casos, haverá a necessidade de realizar exames de sangue, mesmo que seja simplesmente para assegurar à mulher de que tudo que está sentindo é perfeitamente normal, além de sanar dúvidas a respeito do que envolve essa nova fase da vida.
Esperamos ter esclarecido sobre como se manifesta a menopausa! Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre a saúde da mulher? Então acompanhe o blog da Fecondare e fique de olho em todas as nossas publicações.