Infecções das glândulas acessórias masculinas e alterações no sêmen

Publicado em: 8 de Maio de 2012

Infecções das glândulas acessórias masculinas e alterações no sêmen

As glândulas acessórias masculinas (próstata, vesícula seminal e epidídimo) têm papel importante na formação do sêmen, contribuindo com o armazenamento dos gametas reprodutores e a secreção de líquidos seminais, os quais garantem a nutrição dos espermatozoides, protegem-nos e facilitam sua mobilidade.

Segundo pesquisa publicada na Itália, em setembro de 2011, no Journal of Endocrinology Investigation, as infecções, principais alterações das glândulas acessórias, representam a maior causa de infertilidade masculina, devido às modificações que ocorrem no sêmen desses homens, que são: maior número de leucócitos (glóbulos brancos), menor porcentagem de espermatozoides viáveis e maior porcentagem de espermatozoides com alterações genéticas, em comparação com homens saudáveis.

Os mecanismos pelos quais são causadas essas alterações, por sua vez, foram apresentados num artigo de revisão publicado no International Journal of Andrology, em outubro de 2011. Conforme esse estudo, as alterações ocorrem principalmente devido à dificuldade de secreção dos conteúdos da próstata, da vesícula seminal e do epidídimo e à obstrução do ducto que conduz o sêmen do epidídimo ao exterior do corpo.

Artigo elaborado pela equipe Fecondare em parceria com a E-saúde.

Conteúdo atualizado em: 3 de Maio de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: