Publicado em 08/05/2012 - Atualizado 26/07/2019

Infecções das glândulas acessórias masculinas e alterações no sêmen

infeccoes-das-glandulas-acessorias-masculinas-e-alteracoes-no-semen

As glândulas acessórias masculinas (próstata, vesícula seminal e epidídimo) têm papel importante na formação do sêmen, contribuindo com o armazenamento dos gametas reprodutores e a secreção de líquidos seminais, os quais garantem a nutrição dos espermatozoides, protegem-nos e facilitam sua mobilidade.

Segundo pesquisa publicada na Itália, em setembro de 2011, no Journal of Endocrinology Investigation, as infecções, principais alterações das glândulas acessórias, representam a maior causa de infertilidade masculina, devido às modificações que ocorrem no sêmen desses homens, que são: maior número de leucócitos (glóbulos brancos),menor porcentagem de espermatozoides viáveis e maior porcentagem de espermatozoides com alterações genéticas, em comparação com homens saudáveis.

Os mecanismos pelos quais são causadas essas alterações, por sua vez, foram apresentados num artigo de revisão publicado no International Journal of Andrology, em outubro de 2011. Conforme esse estudo, as alterações ocorrem principalmente devido à dificuldade de secreção dos conteúdos da próstata, da vesícula seminal e do epidídimo e à obstrução do ducto que conduz o sêmen do epidídimo ao exterior do corpo.

Artigo elaborado pela equipe Fecondare em parceria com a E-saúde.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude