É difícil engravidar? saiba quais fatores influenciam no resultado

Publicado em: 25 de outubro de 2016

É difícil engravidar? saiba quais fatores influenciam no resultado

Em tese, não. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), cerca de 85% dos casais que estão tentando engravidar conseguem obter o resultado positivo no teste de gravidez em até um ano. Mas há dois fatores que podem influenciar esse resultado: a idade da mulher e também a do homem. Será que é difícil engravidar por esse motivo?

Não é regra, mas mulheres com idade abaixo dos 35 anos geralmente conseguem engravidar com mais facilidade do que aquelas que estão acima dessa faixa etária. O motivo é biológico. A mulher nasce com aproximadamente dois milhões de óvulos. Na puberdade, esse número cai para aproximadamente 300 mil e, diferentemente dos homens que produzem os espermatozoides continuamente, as mulheres não produzem novos óvulos ao longo da vida. E conforme envelhecem, os óvulos remanescentes no ovário também envelhecem, o que diminui a sua capacidade de fertilização.

Por isso, quanto mais velha a mulher se torna, maior é a dificuldade para engravidar. Entre os 35 e 39 anos, a fertilidade feminina é pelo menos 25% menor. Sem contar que a função sexual também pode ser afetada pela idade. Pode haver diminuição da libido e da frequência de relações sexuais. Isso pode acontecer com os homens também.

Além disso, alguns estudos demonstram que quanto mais velho for o homem, menor é a chance de a gravidez acontecer. Para eles, também é mais fácil engravidar a parceira quando são mais jovens, devido a  fatores como os níveis de hormônios sexuais no organismo e a função testicular, que são melhores nos mais jovens. Os mais velhos enfrentam, ainda, a disfunção sexual.

Outras condições que impedem o homem de engravidar a parceira são a existência de alterações genéticas no sêmen e a fragmentação do DNA do espermatozoide.

Outras situações em que é difícil engravidar

Homens e mulheres enfrentam problemas distintos relacionados à dificuldade de engravidar. Para elas, é difícil engravidar quando existem distúrbios ovulatórios, endometriose, aderência pélvica e anormalidades na tuba uterina, por exemplo. Já o que dificulta a tentativa dos homens de tornarem-se pais são as infecções, a varicocele, as condições ambientais impróprias e os hábitos de vida. O sedentarismo, o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, o excesso de peso, a diabetes e outras doenças e problemas do mundo moderno também interferem negativamente na geração de um filho.

A primeira coisa que homens e mulheres devem fazer quando é difícil engravidar, mesmo após um ano tentando, independentemente de possuírem 20 ou 40 anos, é procurar um médico para investigar o que pode estar impedindo a concepção. Há casos de infertilidade conjugal que precisam ser observados. Muitos dos problemas podem ser resolvidos por meio dos tratamentos existentes para infertilidade. Converse com o médico a respeito.

Conteúdo atualizado em: 8 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: