A infertilidade é um problema de saúde reprodutiva que afeta casais em todo o mundo, no entanto, existem dois tipos diferentes: a infertilidade primária e a secundária. Ambos os tipos podem ter causas diferentes e podem exigir tratamentos específicos. Vamos entender melhor cada uma delas.
Infertilidade primária
De acordo com o ginecologista da Fecondare, Dr. Jean Louis Maillard (CRM-SC 9987, CRM-RS 13107 e RQE 5605),a infertilidade primária é definida por casais que nunca conseguiram ter um filho, mesmo após um ano de tentativas.
Isso pode ser devido a uma variedade de fatores, incluindo problemas de saúde reprodutiva em um ou em ambos os parceiros. Segundo a American Society for Reproductive Medicine (ASRM), cerca de 30% dos casos de infertilidade são devido a problemas femininos, 30% devido a problemas masculinos e 30% devido a problemas em ambos os parceiros.
Contudo, a infertilidade primária é mais comum em casais mais jovens que estão tentando engravidar pela primeira vez. Em muitos casos, o problema pode ser resolvido com tratamentos simples, como mudanças na dieta e estilo de vida ou medicamentos para aumentar a fertilidade.
Infertilidade secundária
Por outro lado, a infertilidade secundária ocorre quando um casal que já conseguiu engravidar anteriormente tem problemas para conceber novamente. Ainda segundo a ASRM, esse tipo é menos comum do que a infertilidade primária, mas pode ser mais difícil de diagnosticar e tratar.
As causas da infertilidade secundária podem ser semelhantes às da infertilidade primária, podendo incluir também problemas de saúde ou idade avançada dos parceiros. No geral, o diagnóstico delas envolve uma avaliação cuidadosa da saúde reprodutiva do casal.
Essa avaliação pode incluir diversos exames, como o de sangue, espermograma, ultrassonografia, histerossalpingografia, entre outros. Lembre-se que a infertilidade não é um problema exclusivo das mulheres e os homens também podem ser afetados. Por isso, é fundamental que ambos os parceiros passem por uma avaliação de saúde reprodutiva quando enfrentam dificuldades para conceber.
Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre a infertilidade primária e secundária. Tem mais alguma dúvida sobre a saúde reprodutiva? Entre em contato conosco ou nos siga nas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube.