Realizou-se no dia 13 de outubro passado, em Florianópolis, pelo segundo ano consecutivo e seguindo a organização da atual diretoria da SBRH, o 2º encontro da seccional de Santa Catarina.
Na ocasião, coordenado e organizado pelo delegado regional da SBRH em SC – Dr. Jean Louis Maillard esta atualização contou com a presença de 35 colegas de Florianópolis e região. Após a abertura do coordenador, o Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, médico do Setor de Reprodução Humana da UNIFESP e diretor clínico da FERTIVITRO – SP, abordou os protocolos atuais utilizados para indução de ovulação na baixa e na alta complexidade. Neste quesito ele fortaleceu as vantagens com o uso de protocolos comantagonistas do GnRh, que já desenvolve há 10 anos.
Seguindo o programa, o tema Mioma uterino em pacientes jovens e assintomáticas foi abordado pelo Dr. Ubiratan Cunha Barbosa que é professor da disciplina de Tocoginecologia da UFSC. Este frisou de forma muito prática sobre as melhores condutas nestas pacientes lembrando sempre que são jovens com futuro reprodutivo e que os casos devem ser bem individualizados e reforçou o conceito de que sempre podemos realizar miomectomias sem receio.
Após a explanação a mesa colocou-se a disposição da platéia que tirou várias dúvidas e apresentou alguns comentários.
Cerca de 2h após, todos foram confraternizar com um belo jantar.
Com certeza, pelo segundo ano consecutivo, a SBRH – SC deixou uma ótima imagem com um evento de ótimo nível científico e com boa troca entre os participantes.
Basta torcer para que a sociedade siga este caminho nas gestões vindouras fortalecendo-a cada vez mais.
Dr. Jean Louis Maillard – delegado SC