Publicado em 07/02/2014 - Atualizado 26/07/2019

Tratamento para infertilidade e câncer de ovário. Existe relação?

tratamento-para-infertilidade-e-cancer-de-ovario-existe-relacao

Existem vários fatores relacionados ao câncer de ovário. Atualmente é muito estudado se há também uma associação entre essa condição e o tratamento para infertilidade com indutores de ovulação. Tabagismo, dieta rica em gordura, obesidade, idade avançada, endometriose, nunca ter engravidado e o histórico familiar positivo para câncer de ovário são algumas das condições sabidamente relacionadas a essa doença.

Fatores ditos de proteção para o câncer são a amamentação, o uso de medicações que impedem a ovulação (como anticoncepcionais orais),a laqueadura (esterilização cirúrgica da mulher) e a retirada dos ovários.

Em relação ao tratamento para infertilidade, diferentes medicamentos podem ser utilizados. O citrato de clomifeno é um dos mais estudados. Ele atua no cérebro mais precisamente no hipotálamo e induz a liberação de hormônios pela glândula hipófise. Esses últimos irão agir nos ovários, estimulando a ovulação. É possível utilizar também diretamente os hormônios liberados pela hipófise, que são chamados gonadotrofinas. Em outras palavras, os indutores de ovulação atuam estimulando os ovários na produção de óvulos.

Um artigo do Reino Unido recentemente publicado* revisou diversas pesquisas já realizadas sobre o assunto, o que compreendeu uma amostra de mais de 180.000 mulheres avaliadas. De acordo com os resultados obtidos, os autores não encontraram nenhuma evidência de que mulheres tratadas com drogas para infertilidade estariam sob maior risco de adquirir câncer de ovário. Também deixaram claro que muitos estudos que mostram haver essa associação apresentam algumas falhas de metodologia e, portanto, suas conclusões seriam menos válidas.

Vivendo na era da informação é de extrema importância sermos criteriosos ao nos depararmos com novos conhecimentos. O médico especialista ainda é a fonte mais segura para orientar pacientes que estejam buscando o tratamento para infertilidade ou apenas uma avaliação inicial.

*Rizzuto I, Behrens RF, Smith LA. Risk of ovarian cancer in women treated with ovarian stimulating drugs for infertility. Cochrane Database of Systematic Reviews 2013, Issue 8. Art. No.: CD008215. DOI: 10.1002/14651858.CD008215.pub2.

Inscreva-se em nossa newsletter.

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Publicado por: Equipe Fecondare

Filtre por temas:

Filtre pelo formato de conteúdo

Assine nossa newsletter!

    Assine nossa newsletter!

      (48) 3024-2523

      Rua Menino Deus, 63 Sala 302. Baía Sul Medical Center - Centro CEP: 88020-203 – Florianópolis – SC

      Diretor técnico médico: Dr Jean Louis Maillard - CRM-SC 9987 RQE 5605

      Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

      Termos e Serviços
      2021 © Clínica Fecondare - Todos os direito Reservados
      Desenvolvido por esaude