A paciência é elemento-chave no sucesso da gravidez em casais inférteis

Publicado em: 5 de Março de 2013

A paciência é elemento-chave no sucesso da gravidez em casais inférteis

A dificuldade de engravidar é uma realidade para muitos casais no mundo todo e, após um ano de tentativas, sem obter sucesso, um casal é considerado infértil. Mais da metade dos casais considerados inférteis procuram ajuda médica para conseguirem engravidar, recorrendo a técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro – quando o óvulo e o espermatozoide são unidos em laboratório e posteriormente introduzidos no útero da mulher para que o embrião se desenvolva.

A reprodução assistida é um processo sabidamente demorado e que demanda alguma paciência. O casal se submete a uma avaliação minuciosa de sua saúde, são realizadas diversas consultas médicas e feitos exames de sangue e de imagem. Tanto o homem quanto a mulher são preparados para o fornecimento de suas células reprodutivas (o espermatozoide e o óvulo respectivamente) e a mulher ainda deverá se tornar receptiva ao embrião que posteriormente será colocado em seu útero. Para alguns casais é considerado um caminho desgastante e, para a maioria, é um processo que demanda certo tempo, e um grande número de casais desiste logo no início.

Algumas pesquisas são realizadas pelo mundo para compreender por que motivos ocorrem essas desistências e qual o desfecho para os casais que continuam tentando e para os que desistem, isto é, todos eles tornam-se pais em algum momento de suas vidas? E por qual meio? Alguns casais revelam um desgaste físico e emocional grande, com o qual não conseguem lidar, assim como um gasto financeiro não programado, ou até mesmo a separação do casal por qualquer razão como motivos do término do tratamento.

Dos casais que optam por não continuar com a reprodução assistida, parte retorna posteriormente a ela – mesmo que em outra clínica – alguns conseguem eventualmente engravidar de forma natural, e há ainda casais que optam pela adoção   ou os que desistem de ter filhos, mas é importante destacar que parte significativa dos casais que continuam com a fertilização in vitro conseguem efetivamente engravidar dessa maneira.

O caminho que o homem e a mulher inférteis percorrem na busca de realizar o seu sonho de gerar uma criança pode sim ser demorado e desgastante, mas todos aqueles que obtêm sucesso nessa jornada acreditam valer todo o aparente sacrifício. É preciso muita paciência e dedicação para se tornar um pai e uma mãe, seja da forma que for. E esse trabalho que apenas começa com a gestação e segue por toda vida – uma vida inteira de paciência e dedicação…

Conteúdo atualizado em: 20 de Fevereiro de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: