Substância encontrada em diversos produtos industrializados pode ser um dos causadores da infertilidade masculina

Publicado em: 7 de junho de 2013

Substância encontrada em diversos produtos industrializados pode ser um dos causadores da infertilidade masculina

Fatores ambientais são capazes de influenciar a nossa saúde, incluindo os compostos químicos com os quais temos contato diariamente. Como exemplo de substâncias que podem atuar negativamente sobre a saúde temos o cigarro, alguns produtos de limpeza e alimentos industrializados. Os fenóis são um grupo de substâncias presentes no nosso dia a dia e que já foi associado a diferentes repercussões sobre o organismo humano, inclusive sobre a nossa saúde reprodutiva – mais especificamente sobre a fertilidade masculina.

Os fenóis estão presentes em produtos plásticos, cosméticos, produtos de higiene como pasta de dente, desinfetantes e na indústria de construção. A ação sobre a saúde depende da quantidade e do tempo aos quais o homem foi exposto e à sua susceptibilidade individual, e é possível medir a exposição de uma pessoa a essa substância por meio da sua dosagem na urina.

Os efeitos sobre a saúde são diversos, sendo os fenóis compostos corrosivos para a pele, olhos e trato respiratório. Em relação à reprodução, foram associados à infertilidade masculina, que antes não havia causa definida e que agora ele pode ser um dos responsáveis.

Deve-se ter em mente que a capacidade reprodutiva é influenciada por diversos fatores e um deles é a exposição a substâncias tóxicas presentes em produtos de consumo diário. Como são diversas as causas para a dificuldade de engravidar de um casal, é importante procurar ajuda especializada quando ela se faz presente, para que o casal seja orientado de forma a promover, como for possível, a sua fertilidade e a sua saúde reprodutiva, o que inclui evitar aquilo que atua negativamente sobre ela.

Conteúdo atualizado em: 4 de agosto de 2017

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário: