O que sentem os homens sob tratamento de infertilidade

Publicado em: 31 de janeiro de 2014

O que sentem os homens sob tratamento de infertilidade

Por muito tempo se pensou que as mulheres eram responsáveis pelos problemas de fertilidade do casal, mas nos últimos anos aprendemos que ambos, homem e mulher, podem ser acometidos por alguma condição específica que os impeça de ter filhos. E, com isso, aos poucos, os homens foram aceitando que o problema poderia, sim, estar com eles, deixando de ser a responsabilidade sobre a gravidez algo exclusivo da mulher.

Quando o casal enfrenta dificuldades para engravidar, muitas vezes a opção é recorrer ao tratamento da infertilidade com a reprodução assistida. Mas, mesmo assim, alguns pacientes permanecem insatisfeitos e essa sensação pode levá-los à depressão.

Muitos estudos são realizados com homens que estão em tratamento com fertilização in vitro. Foi observado que a técnica de escolha para a fertilização em determinados pacientes (mesmo sendo a mais apropriada para o caso) pode influenciar negativamente o seu estado emocional.

A reprodução assistida pode gerar bastante ansiedade porque causa muita expectativa no paciente e os resultados muitas vezes demoram a aparecer. Mas o que pesa sobre o estado emocional é também o contexto no qual o homem está inserido, isto é, sua relação com a esposa, o gasto financeiro com o procedimento e a sua idade, entre outras coisas. Por outro lado, homens que por muitos anos sofreram com a infertilidade e iniciam tratamento sentem-se renovados com a chance, até então inexistente, de ter filhos.

Pode-se dizer que uma avaliação psicológica antes do tratamento é bem-vinda, de modo a situar o paciente em relação às suas próprias expectativas e à realidade da situação. Para muitos pacientes apenas uma avaliação inicial é necessária, mas há aqueles para quem um acompanhamento ao decorrer de todo o tratamento pode ser o mais indicado.
O mais importante é compreender a condição da infertilidade como algo que muitas vezes pode ser superado e a principal ferramenta pra isso é a reprodução assistida. Sem esquecer que a prioridade em qualquer tratamento é o bem-estar do paciente.

 Agendar Consulta

Para agendar uma consulta preencha o formulário:

Please leave this field empty.